REGIÃO CENTRAL  STREET ART  

App e a Street Art em Roma: os bairros San Lorenzo e Quadraro

Por Patricia Zaina, em 19/11/2016

Roma é uma cidade que apresenta diferentes tipos de artes, além de caminhar por suas belas praças,  imensos monumentos, edifícios históricos e apreciar suas fontes, a Street Art está muito presente em distintos bairros da capital italiana.

street art roma

arte urbana por:  Alice

 

San Lorenzo, é um dos bairros onde encontramos a arte urbana, predominado pelo grafismo e stencil A universidade “La Sapienza”, a mais antiga universidade de Roma está situada neste bairroLocal frequentado por universitários e artistas, possui repleto número de bares e restaurantes, com uma movimentada vida noturna.

 

  • STREET ART :  QUARTIERE UNIVERSITÁRIO – SAN LORENZO

O Grafite iniciou no bairro entre os anos de 2008 a 2013, no qual foi criado um concurso com vários artistas que contribuíram com trabalhos nos murais da região.

O bairro é repleto de murais coloridos e normalmente os artistas que estão no inicio da carreira, exibem sua arte urbana primeiro em San Lorenzo, e depois se apresentam em outros locais.

Nos longos muros da Via dei Sabelli,  vemos o trabalho da artista italiana Alice Pasquini,  no qual notamos a presença feminina em boa parte de seus trabalhos.  Sua arte também é encontrada em galerias e museus pela Itália e Europa, além de outras cidades ao redor do mundo.

Arte Urbana

Foto site: Turismo Roma. Artista:  Alice Pasquini.  San Lorenzo, 2012.

Foto site: Turismo Roma. Artista: Alice Pasquini. San Lorenzo, 2012.

Ao percorrer o bairro, na Via degli Ausoni encontramos um dos trabalhos do artista romano Hogre, que possui sua arte espalhada em outros cantos de Roma.

Com um estilo de cores fluorescentes e frases irônicas, seu trabalho é encontrado em stencils, etiquetas ou em cartazes.  Alguns anos atrás, Hogre participou de um projeto com o artista Psycholab, intitulado “Nella Capitale delle Meraviglie”.

arte urbana por Hogre em San Lorenzo:  “Ser ou não ser”- Trabalho em stencil, 2008.

Na Via dei Sabelle, encontramos um dos projetos “Nella Capitale delle Meraviglie”, do artista Psycholab Hogre. Em uma das minhas visitas a Roma, tive a oportunidade de ver este acontecimento. Projeto criado para um evento com a releitura contemporânea de Alice no País das Maravilhas, no qual foram espalhados cartazes com os personagens da obra de  Lewis Caroll pelos bairros de San Lorenzo, Pigneto. No site do evento,  aos poucos a história era revelada através de um jogo interativo.

pshycholab

Artista: Psycholab

 

  • APLICATIVO – MAPA DA STREET ART EM ROMA

Um app de celular  interessante é o “STREET ART ROME”  disponibilizado pelo site oficial de Turismo Roma . O aplicativo mapeia a arte urbana em Roma por artistas ou bairros,  e exibe no mapa a localização, como chegar e informações sobre o artista.

 

» Download do aplicativo “Street Art Rome”  em:  Android | IOS

» O mapa da street art em Roma também pode ser encontrado no formato .PDF, separado por bairros e ruas. Para isto acesse aqui, no site Turismo Roma.

 

 

  • STREET ART – QUARTIERE QUADRARO

Bairro conhecido entre os moradores, nesta área foi criado o primeiro museu de arte urbana em Roma. O projeto M.U.R.O – Museu de Arte Urbana de Roma,  fundado por Diavù, em 2010.  “Um verdadeiro bairro de arte de rua”, criado nas paredes do bairro Quadraro, com mais de de 20 murais para serem vistos.

O mapa virtual de onde encontrar a arte urbana em Quadraro, pode ser encontrado  aqui ou aqui.

 

M.U.R.O também organiza tours acompanhados e passeios de bicicleta pelo bairro.

Informações no site: muromuseum.blogspot.it.

Rede Social com os eventos: fb.com/MuseoUrbanROma

 

COMO CHEGAR

Metro “Linea A – Porta Furba“.

 

video O site oficial Turismo Roma criou um vídeo com a arte urbana em distintos bairros pela cidade,  veja aqui.

 

  SAIBA MAIS
INSTITUTO CULTURAL GOOGLE

Interessado na arte urbana ao redor do mundo? O Google possui um projeto chamado “Google Art Project – Street Art“,um tour virtual para te inspirar a conhecer a arte de rua de vários continentes,  contemplando as obras com mais de 3 mil painéis de vários artistas disponíveis no programa.

O projeto Google Art Project – Street Art faz parte do Instituto Cultural Google, que reúne conteúdos de museus e projetos próprios como o Made in Italy , uma exposição online que nos convidam a descobrir os tesouros, paixões e tradições italianas. O  Mantua Italian Capital of Culture 2016, uma amostra online dos tesouros antigos à arte contemporânea na cidade.

 

Tudo isto para nos inspirar a viajar pelas diferentes regiões da Itália. Acompanhe nossos posts no blog.♥


 Leia também:

Passeios de 1 dia nos arredores de Roma:

Viaje por outras regiões:


Possui alguma sugestão, entre em contato conosco! Obrigada .

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*