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Designers brasileiras protagonizam evento especial na Semana da Moda em Milão

Por Patricia Zaina, em 18/09/2019

O Consulado Geral do Brasil em Milão e o showroom Senato 13 organizaram uma apresentação de talentos
nacionais na famosa cidade italiana.

Água de Coco, Amanda Medrado, Matri e Room possuem DNA 100% nacional; Jenny Monteiro tem as raízes fincadas na Itália, mas a sua fundadora é brasileiríssima de origem . Esse quinteto de marcas capitaneadas por mulheres representou a excelência e a inventividade verde-amarelas durante a Semana da Moda de Milão , em uma iniciativa organizada pelo Consulado Geral do Brasil e o showroom Senato 13 da empresária Leonor Cypriano . No dia 18 de setembro ( quarta-feira ), das 19 às 22h, o espaço – cujo nome indica a localização em uma rua do distrito mais elegante da cidade – sediou o “BRAZIL SUMMER FASHION MILAN”, um evento realizado pela primeira vez para apresentar as criações para o verão 2020 das cinco grifes de designers brasileiras.

Água de Coco, Amanda Medrado, Matri e Room debutavam, enquanto Jenny Monteiro marcava presença pela quarta vez em uma das w eeks mais importantes do cenário mundial. “A moda brasileira tem um grande potencial e o nosso objetivo é inserir e posicionar marcas nacionais no mercado italiano, tornando-as conhecidas também internacionalmente através da ressonância que oferece a Semana da Moda local.
Aproveitamos, ainda, para valorizar talentos que já estão construindo um caminho aqui e representam muito bem a nossa capacidade criativa. Esta apresentação é um significativo ponto de partida para que, no futuro, mais profissionais brasileiros possam conquistar espaço no exterior”, augurou o Cônsul Geral do Brasil em Milão, Embaixador Eduardo dos Santos.

Para Leonor Cypriano que, desde 2011 trabalha com estilistas afirmados e garimpa novos talentos no eixo Brasil-Itália, está iniciando uma nova era para a moda brasileira em Milão. “Apresentamos criações que mostram o quanto os nossos estilistas, de norte a sul do país, são criativos, ricos de personalidade e têm capacidade para se sobressair no panorama global. E a participação extra de uma fashion designer estabelecida em Milão só reforça a certeza de que esse objetivo pode ser alcançado”, declara a talent scout.

Quando a porta do showroom foi aberta, o público foi “transportado” a uma atmosfera tropical, em contraste com uma certa melancolia do lado de fora pelo fim do verão no hemisfério norte. Cores, sabores e música tipicamente brasileiros deram o tom ao evento no qual as cinco marcas mostraram um mix de looks com novidades em moda praia, roupas e acessórios.

As estreantes Água de Coco, Amanda Medrado, Matri e Room participaram, ainda, de uma outra ação em prol da moda brasileira durante a Design Week milanesa: elas integraram o grupo de sete empresas que expôs suas criações no stand de 130 mq patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores , por intermédio do Setor de Promoção Comercial do Consulado Geral do Brasil em Milão, no White Show , de 19 a 22 de setembro. A prestigiosa feira de tendências womenswear, promovida na dinâmica Zona Tortona, recebe a cada ano cerca de 27 mil visitadores, entre os quais os mais influentes buyers internacionais. Vale mencionar que a Água de Coco foi escolhida para figurar no “Shareable” , um projeto de produção de vídeos e fotos para redes sociais, realizado pelo time da renomada revista Vogue Itália, que destaca algumas marcas presentes no White Show.

Para sua realização, o evento “ BRAZIL SUMMER FASHION MILAN” no showroom Senato 13 contou com o apoio das empresas Cantina Ricchi, Casa Nova, Wild Wood by Zuccolotto , Purho Milano, Cachaça Pirassununga 21 e Agenzia Just Tours.

 

>> Perfil das marcas brasileiras que se apresentam na Fashion Week de Milão

ÁGUA DE COCO
Há biquinis e biquinis brasileiros. A fama da nossa beachwear chegou bem representada na Semana da Moda de Milão com a Água de Coco . Fundada pela estilista Liana Thomaz , em 1985, em Fortaleza, capital do Ceará, a marca propõe uma moda praia elegante, de qualidade, com estampas exclusivas e realizada com matérias-primas sustentáveis. Atualmente, a empresa produz mais de 40 mil peças ao mês, vendidas em todo o país através de suas 26 lojas próprias, 600 pontos de venda e 80 revendedores no exterior.
A coleção de verão, que foi apresentada em em Milão, resgata as raízes e a história do Brasil, além da cultura dos países de língua portuguesa. Os azulejos, a arquitetura, mapas e selos de Portugal serviram de inspiração para compor as estampas Colagens Portuguesas. Já a fauna africana ganhou espaço nas peças da marca brasileira com os “prints” Animais Selvagens, que fazem alusão a pele de onça, de zebra e até mesmo de vaca. O cenário das
savanas com seus safáris foi a referência para a linha Africa Colors, caracterizada por figuras coloridas de animais e pinceladas de vegetação. A Magia da Bahia retratou a cultura nacional com seus tradicionais azulejos, que contam um pouco história do país, bem como as estampas Raiz Tropical que destacavam a riqueza de pássaros e folhagens típicas do território.
Site: aguadecoco.com.br
Instagram: @aguadecoco

 

AMANDA MEDRADO
Utilizar recursos naturais, artistas locais e artesanato. Essa é a filosofia da designer Amanda Medrado que apresentou sua linha de acessórios femininos handmade . A marca, batizada com o nome da designer, é focada em uma linha de acessórios em palha de carnaúba (matéria-prima típica do nordeste do país), dando relevância às cores do Brasil e a tons fortes combinados de forma divertida. A coleção SER TÃO bom – uma brincadeira com a palavra sertão – é inspirada nas frutas, nas paisagens e na natureza brasileira.
O empreendedorismo de Amanda Medrado a levou a abrir a própria marca aos 22 anos de idade, com o lançamento de bolsas realizadas com palha de buriti, no Ceará. Hoje, a designer desenha joias em prata e conta com a colaboração de um grupo de artesãs ‘cearenses’, do projeto Paba, fundado por ela, para produzir sua linha de acessórios em palha. O objetivo é ensinar novas técnicas e processos, promover o trabalho em grupo e oferecer novas oportunidades a essas trabalhadoras para que possam produzir para outras marcas.
Site: amandamedrado.com.br
Instagram:@amandamedrado_design

 

JENNY MONTEIRO
“De volta às origens”. Esse é o título da summer collection com a qual a designer Jenny Monteiro , há 20 anos radicada em Milão, homenageou o Brasil. Um Brasil de muita luz e energia, representado pelo branco, mas também por cores fortes, vivazes, inspiradas na natureza. Não por acaso a campanha de comunicação da nova linha – desenhada e produzida na Itália, como sempre tem sido desde que fundou sua marca em 2012 – foi fotografada em Maceió, que – embora não seja a sua cidade natal: ela é de Belém, no Pará – simboliza uma espécie de retorno a “terra brasilis”.
Fluidez e elegância são algumas palavras que sintetizam o trabalho precioso de Jenny, que em 2018 foi uma das 10 estilistas escolhidas pelo grupo bancário Intesa para participar da Altaroma, a semana da moda romana. Suas criações também foram exibidas no Red Carpet das duas últimas edições do Festival de Cinema de Veneza. E pensar que sua trajetória começou na empresa de vestidos de noiva da família: inspirada pela mãe, ela aprendeu os
fundamentos da alfaiataria – corte preciso, atenção aos detalhes, costura perfeita, tudo realizado com tecidos de qualidade incontestável. O constante aprofundamento dos estudos no setor, a experiência vivida em importantes maisons e a perseverança a levaram ao aperfeiçoamento e aos resultados alcançados no mercado da moda italiana.
Site: jennymonteiro.com
Instagram: @jmonteiro_milano

 

MATRI
Maiá Zequi cresceu respirando moda. Do pai, ela herdou a paixão pela desenvolvimento de projetos e criação de sapatos. Da mãe, artista plástica que também desenhava e produzia bolsas, ela herdou o lado criativo. Formada em Fashion Design pelo IED (Istituto Europeo di Design), em 2004, a estilista trabalhou desenvolvendo bolsas para grandes marcas como Calvin Klein, Bob Store e Le Lis Blanc. Dez anos depois, em 2014, decidiu alçar voo e abriu sua
própria marca: Matri , redução da palavra matriarcal, evocando os conceito de liderança feminina. A grife de acessórios se destaca pelo seu design marcante, para mulheres decididas e independentes. Maiá Zequi criou seu próprio estilo e incorporou o chifre em resina, uma homenagem à natureza e aos animais, que se transformou em sua marca registrada. Em Milão, a estilista revelou em primeira mão a campanha Forza Reale, para coleção verão 2020, inspirada na liberdade, na beleza e na espiritualidade que o cavalo representa, com bolsas, sapatos e cintos feitos à mão e matéria-prima brasileira.
Site: www.matri.com.br
Instagram: @matri_label

 

ROOM
A ideia sempre foi a de criar peças atemporais. Nadar contra a corrente e não seguir o calendário da moda. A aposta da estilista Simone Nunes e da sócia Fernanda Abrusio , apesar de nada convencional, deu certo. A Room nasceu em 2016 e é já um sucesso no Brasil e lança internacionalmente, durante a Milano Fashion Week, alguns itens da sua primeira coleção.
Um projeto audacioso com uma proposta slow fashion, orgânica. As peças, desenhadas a quatro mãos, são inspiradas em arquivos pessoais e no valor estético de móveis e objetos de decoração. Simone Nunes é conhecida no mercado desde 2002. Serpentina, sua marca de beachwear sustentável criada em 2014, ganhou notoriedade não só pela sua qualidade, mas também por promover uma campanha de teor ecológico: para cada cada biquíni vendido, uma
árvore seria plantada.
O conceito da Room é oferecer peças para pessoas que vivem a nostalgia da moda precedente ao “fast-fashion” e buscam um produto único e desenvolvido com atenção. Prova disso, é a sandália Pillow, um dos lançamentos da grife que já conquistou as fashionistas do mundo tudo e ganhou as páginas de
vários editoriais de revistas de moda.
Site:www.room-aesthetic.com
Instagram: @room.hq

 

  • Confira as imagens do evento Brazil Summer Fashion Milan.

 

O cônsul Geral do Brasil em Milão, Eduardo dos Santos, com as fashion designers Jenny Monteiro, Maiá Zequi e Amanda Medrado.| Foto: Duilio Piaggesi. 

Da direita para a esquerda, Eduardo dos Santos (cônsul Geral do Brasil em Milão), Leonor Cypriano (proprietária do showroom Senato 13), Ester Almeida (responsável pelo Setor de Moda do Secom do Consulado do Brasil em Milão), Paolo Meroni (diretor do Instituto Marangoni) e Júlio Laranjeira (cônsul adjunto do Brasil em Milão). | Foto: Duilio Piaggesi.

A estilista Jenny Monteiro com as modelos que exibiam as suas criações. | Foto: Duilio Piaggesi.

A designer Amanda Medrado apresentava as bolsas e chapéus da sua nova coleção primavera-verão 2020 | Foto: Duilio Piaggesi.

Júlia Araújo representava a Água de Coco no evento em Milão. | Foto: Duilio Piaggesi.

Maiá Zequi, fundadora da Matri, posa junto com uma modelo que mostra a nova linha de bolsas da marca. | Foto: Duilio Piaggesi.

O cônsul Geral do Brasil em Milão, Eduardo dos Santos, e a jornalista Lilian Pacce. | Foto: Duilio Piaggesi.

O cônsul Geral do Brasil em Milão, Eduardo dos Santos, e a jornalista da Harper’s Bazaar Brasil, Silvana Holzmeister. | Foto: Duilio Piaggesi.

Alguns dos looks apresentados no evento. | Foto: Duilio Piaggesi.

Modelos: 1. look é um macacão da Água de Coco, com bolsa da Matri e sandália da Room. O 2., vestido de Jenny Monteiro, bolsa da Amanda Medrado e sandália da Room.| Foto: Duilio Piaggesi. 

Da direita para a esquerda, primeiro look: vestido Água de Coco, bolsa Amanda Medrado e sandália Room. No meio, top Água de Coco, calça Jenny Monteiro, bolsa Amanda Medrado, sandália Room. A’ direita, vestido Jenny Monteiro. | Foto: Duilio Piaggesi.

Maiô Água de Coco, saída de praia Jenny Monteiro, chapéu Amanda Medrado. | Foto: Duilio Piaggesi.

Look: Jenny_Monteiro | Foto: Duilio Piaggesi.

Look Jenny Monteiro e Amanda Medrado – Room. | Foto: Duilio Piaggesi.

 

EVENTO “BRAZIL SUMMER FASHION MILAN” NO SHOWROOM SENATO 13
Data: 18/09/2019 – Quarta-feira (para convidados)
Horário: 19h às 22h
Endereço: VIA SENATO 13 MILÃO

“BRAZIL SUMMER FASHION MILAN” NO WHITE SHOW – STAND 172
Datas: de 19 a 22/09/2019 (Quinta-feira a domingo)
Horários: 9h30 às 18h30
Endereço: VIA TORTONA 27 MILÃO – Superstudio Più

 


Texto por Comunicazione Carioca

Texto e imagens por:  Paula Acosta, e-mail: [email protected]
+39 333 160 7112  (Itália)


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