CHECKLIST DE VIAGEM  

Checklist – Documentos para a viagem internacional

Por Patricia Zaina, em 17/08/2017

O ckecklist de viagem nos auxilia a organizar melhor e não esquecer o que é importante. Este checklist de viagem é direcionado para documentos de brasileiros em viagem para Itália, quais os principais documentos que não devem ser esquecidos.

Inclui também algumas sugestões pessoais, o que costumo fazer antes e durante o embarque.

 

DOCUMENTOS DE VIAGEM

Faça uma cópia impressa e digitalizada dos documentos principais como passaporte, seguro viagem com número da apólice, reservas do hotel ou carta convite de hospedagem com Rg  e mantenho em locais diferentes onde estão os originais, sempre na bagagem de mão. Encaminhar uma cópia destes documentos para o e-mail de algum familiar ou alguém de confiança.

( ) Passaporte válido e cópia autenticada do passaporte (com identificação).

( ) Seguro de Viagem Internacional (Europa:  Espaço Schengen).  Anotar o número da apólice e telefone de atendimento no país destino.

( ) Identidade,  CPF. Se for dirigir: Carteira de Motorista, porém antes é necessário solicitar o PID (Permissão Internacional para Dirigir). A PID é feita nos Detran´s estaduais.

( ) Comprovante de hospedagem, passagens áreas (ida/volta), bilhetes de trem (se for o caso)  e seguro viagem internacional com número da apólice e telefone de atendimento.

( ) Receita médica de medicamentos,  se estiver levando algum remédio que necessita da receita para compra.

( ) Cópia do cartão de crédito (frente) com a  numeração do cartão de crédito. Anotar o número do telefone da operadora do cartão, em caso de perda ou roubo.

( ) Recursos financeiros suficientes e o comprovante de compra da moeda estrangeira.

( ) Limite/Extrato do cartão de crédito.

( ) Comprovante de residência no Brasil.

( ) Para viagens a Itália, costumo imprimir a “Direttiva” disponível no site do “Ministério Relações Exteriores” (Ministero degli Affari Esteri) onde consta a quantidade tabela de recursos financeiros por dia,  site aqui. Ou no site do Ministério das Relações Exteriores Brasil no link aqui.

( ) Anotar o telefone das embaixadas ou consulados do Brasil no país destino.

 

ANTES DE EMBARCAR

()  Caso utilize cartão de crédito na viagem, desbloquear o limite do cartão de crédito para uso internacional. Alguns bancos estipulam uma data início e limite.

( ) Confirmar com o hotel a reserva.  (Imprimir o e-mail).

( ) Confirmar o limite da bagagem de mão, itens permitidos e substâncias líquidas na cabine da empresa aérea. Manter objetos de valores (eletrônicos e outros) na bagagem de mão.

( ) Caso faça reserva de assento no voo, confirmar alguns dias antes com a companhia aérea ou agência. O site SeatGuru, é possível verificar os melhores lugares conforme opinião de passageiros. No post aqui do blog  explica como funciona.

( ) Não manter o dinheiro e cartão de crédito no mesmo local. Para o dinheiro sugestão é utilizar os “porta-dólar”, e manter com você toda a viagem. Recomendação:  Manter algum valor da “moeda estrangeira”, em dinheiro trocado em um local de fácil uso que não seja o porta-dólar. Caso ao desembarcar e precisar comprar algo, tomar táxi ou ônibus ou algo do tipo.

 

NO EMBARQUE:

( ) Tirar foto dos comprovantes de despacho da bagagem e o número do lacre de segurança da bagagem (Caso utilize).

( ) Manter o documento de imigração que é entregue no avião junto ao passaporte, será necessário devolver preenchido antes da saída.

 

Embaixadas & Consulados Itália

  • Embaixada do Brasil em Roma. End: Piazza Navona 14, Roma (RM) 00186 Telefone: (+39) 06.683981. Consulado do Brasil em Roma: Piazza di Pasquino, 8. Telefone: (+39) 06 6889. Florença e região da Toscana está sob jurisdição do Consulado em Roma.
  • Consulado do Brasil em Milão: Corso Europa, 12 Milão. Veneza e Verona estão sob jurisdição do consulado de Milão. Informações site : Ministério das Relações Exteriores.

Leia também:

  • App: Aplicativos para facilitar a sua viagem.
  • Dicionário com expressões básicas em italiano para facilitar sua viagem.
  • SeatGuru, como escolher o melhor assento em um voo.
  • Playlist com diversas canções italianas.

 

Viaje por outras regiões:


 

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*