EVENTO  REGIÃO NORTE  

Cidneon – O Festival Internacional de Luzes em Brescia

Por Patricia Zaina, em 06/02/2018

Ao norte da Itália na cidade de Brescia, entre os dias 10 a 17 de fevereiro de 2018, acontece no Castelo de Bréscia, o  CidneON – O Festival Internacional de Luzes.

Realizado dentro das muralhas do Castelo de Brescia, o  “Festival de Luzes” conta com um percurso com quase dois quilômetros, composto por 19 instalações de jogos de luzes, projeções em vídeo e espetáculos musicais de artistas de países da Alemanha, Canadá, Eslováquia, Finlândia,  Holanda,  Itália, Polônia e Portugal.

 

Foto: www.cidneon.com

 

É o segundo ano que a cidade sedia o evento, e para 2018, o  “CidneOn  – Festival Internacional de Luzes” trata a relação entre o espaço natural e o espaço criado pelo homem – a natureza e a arquitetura que se encontram.

 

MAPA DAS INSTALAÇÕES NO CASTELO DE BRESCIA

Em cada uma das áreas do Castelo, os artistas apresentam suas projeções artisticas.

 

Imagem site:  www.cidneon.com

 

1- Muros do Castelo

Nos muros e torres do Castelo de Brescia terão jogos de luzes nas cores branco e azul  “BiancoBlu” , as cores da bandeira da cidade.

2 – Portão de Entrada

Os portões de entrada do castelo, o tema “Natura e Architettura” será relacionado a natureza e arquitetura, com jogos de luzes e técnicas de video mapping.

3 – Praça  Locomotiva

Na Piazzale della Locomotiva,  uma projeção em vídeo de um dragão d´água  dominando a cidade. Homenagem de artistas italianos  a uma das pinturas da Pinacoteca de Brescia Tosio Martinengo que retrata São Jorge e o Dragão.

4 – Torre di Mezzo

 A “Misura d´Uomo”, uma instalação interativa criada por artistas portugueses permite ao público interagir com a instalação, desenhando com gestos e movimentos luminosos na arquitetura.

5 – Ponte Levadiça

Com o tema “Riapropriazione” , as  iluminações e projeções em cores verde e branca criadas por alunos da Academia LABA de Brescia, que representam o ciclo da reconquista pela natureza dos espaços arquitetônicos.

6 – Pátio del Mastio

 “Colonne Sonore”  criada por estudantes da Academia LABA de Brescia na qual o tema é sustentabilidade. No pátio terá quatro colunas compostas por 1.200 lâmpadas esgotadas, renascidas para a nova “luz” como instrumento de criatividade artística.

7 – Praça Torre Mirabella

“Spettro Luminoso”, nos  jardins da Torre Mirabella serão preenchidos com coloridos jogos de luzes. Criada por artistas poloneses.

8 – Caminho para a Torre dei Francesi

“Nordic Butterflies”, as borboletas coloridas luminosas criadas por artistas filandeses ocuparão o espaço verde.

9 – Área verde  Torre dei Francesi

“Lucciole” pequenas luzes coloridas que parecem com vaga-lumes invandem as árvore,  instalações de artistas poloneses.

10 – Fossa dei Martiri

“Acordaos. Coro di Luce”,  luminosas formas geometricas seguidas pelas notas do compositor italiano Giancarlo Facchinetti. Oito formas serão nas cores vermelhas, para lembrar as vítimas do massacre da Piazza della Loggia. 

11 – Túnel Torre Coltrina

“Musica e Nuovole” criada em um atmosfera mágica, o túnel da torre será tomado por coloridas nuvens luminosas  a sons musicais. Instalações de artistas alemães.

 12 – Fossa Viscontea

“Tunnel”,  espaço contará com a instalação de  artista italiano, uma galeria a laser com geometrias luminosas de quarta dimensão.

13 – Muros  Viscontee

Com o tema “Le Mura Parlanti” , neste espaço reconta as histórias de Brescia através de textos da escritora italiana Isidora Tesic e interpretada pelas vozes de Camilla Filippi e Eleuteria Arena.

14 – Torre dei Francesi

 Inspirado na obra-prima Moretto “Cristo e o Anjo”, de 1550, será exibido através de  mapeamento de vídeos, a instalação artistica “Ecce Homo” idealizado e criado por artistas italianos.

15 – Galleria

Nos corredores do Castelo, contará com instalações inspiradas nos rituais dos antigos celtas para celebrar a passagem das estações. Os antigos celtas foram os primeiros a se instalarem no Monte Cidneo, onde está situado o Castelo de Brescia. A instalação que recebe o nome “Rebborn” criada por alunos da Academia Santa Giulia, passa do inverno ao verão, e o publico acompanha da escuridão á luz.

16 – Bastione di San Marco

Em uma das áreas verdes do Bastione, será permitido ao público interagir com seu smartphone e escolher entre os quatros diferentes shows de luzes com a  instalação do artista alemão, a  “Alberto dei Desideri” (Àrvore dos Desejos).

17 – Bastione di San Marco

 Espaço reservado as crianças de Brescia, o tema “Farfallas” (Borboletas) com borboletas coloridas e luminosas.

18 – Bastione di San Marco

 Com o tema “La Nuvola”, a instalação conta com árvore, de um artista canadense foi construída com milhares de lâmpadas onde o público pode interagir, ao ativar ou  desativar – é um hino para a natureza e a sustentabilidade.

19 – Muros Venezianos

“Light Tower”,  uma idéia de arquitetos italianos, a escada de saída torna-se uma verdadeira instalação leve inspirada no tema do festival, uma nova torre que completa o perfil do castelo, homenagem à Torre dell’Olio perdida, explodiu no século XVIII , e o tema do festival.

 

1. Porta de Entrada | Tema: Natura e Arquitetura. | Artista: Holanda | Foto site cidneon.com

6. Pátio del Mastio | Tema: Collone Sonora | Artista: Itália | Foto site: cidneon.com

9. Torre dei Francesi | Tema: Lucciole | Artista: Holanda | Foto site: cidneon.com

11. Tunnel Torre Coltrina | Tema: Musica e Nuvole | Artista: Alemanha | Foto site: www.cidneon.com

15. Galerias do Castelo | Tema: Reborn | Artista: Itália | Foto site: cidneon.com

16. Bastione di San Marco | Tema: Albero dei Desideri | Artista: Alemanha | Foto: cidneon.com

18. Bastione di San Marco | Tema: La Nuvola | Artista: Canadá | Foto site: cidneon.com

 

Durante o Festival Internacional de Luzes, o Museu das Armas estará aberto gratuitamente.

 

  INFORMAÇÕES

Data: 10 a 18 de fevereiro de 2018

 Endereço:  Via del Castello, 9 – Brescia

Horário de Funcionamento: das 18.30 ás  24.00. Ultimo ingresso ás 22:30

Bilhete: Entrada gratuita.  Mas para quem prefere evitar filas, há a opção de comprar o bilhete “Chiave Magica – Fast Lane, no valor de 8 euros (por dia de visitação).

A compra pode ser feita  no site do evento Cidneon ou através dos postos de venda disponível neste link aqui

Site: www.cidneon.com

 

COMO CHEGAR?
  • Ônibus, gratuito com saída da Via San Faustino e da Piazzale Arnaldo. Horários das 17:30 às 01:00, com saídas a cada 15 minutos.
  • Trem, gratuito com saída da Piazzale Paolo VI. Horários das 17:00 às 22:00, com saídas a cada 30 minutos.
  • Metrobus, nos dias 10-11-14-16-17  de fevereiro, o horário será prolongado até 1:00 da noite.


Leia também:

 

 


Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*