O QUE VER  REGIÃO CENTRAL  

Conheça Calcata e a Reserva Natural Valle del Treja, nos arredores de Roma

Por Patricia Zaina, em 04/01/2017

Um pequeno vilarejo localizado no alto de uma rocha vulcânica, Calcata está situada na província de Viterbo e distante 40 km ao norte de Roma.

A encantadora cidade é cercada por vales e pelo Parque Regional Valle del Treja, uma área com cerca de mil hectares, que percorre o rio Treja.

Calcata, Viterbo

Panorama de Calcata, vista da trilha do parque regional

Na década de 1930, o centro histórico, também conhecido como Calcata Vecchia foi desocupada por motivos de segurança, havia receio que os penhascos desabassem e com isto foi construído a Calcata Nuova, em um local mais plano. Alguns anos mais tarde houve um desmoronamento em Calcata Vecchia e o vilarejo ficou condenado e abandonado. Aos poucos entre os anos 60 e 70, artistas e boêmios que buscavam tranquilidade utilizaram os prédios do centro histórico como suas casas, recuperando as ruínas e  trazendo vida de volta ao vilarejo.

Hoje em dia caminhar pelo centro histórico nos lembra aos filmes da Idade Média, com ruelas estreitas, casas de pedras escuras com vasinhos de flores e portas medievais. Algumas vielas nos levam aos mirantes, com uma bela vista para a vegetação do parque, é simplesmente incrível apreciar o por do sol deste local ou no parque.

Visitei o pequeno vilarejo em diferentes períodos do ano, no inverno e depois no outono, sempre que posso retorno aos locais que me agradam.

Como escreve José Saramago, em seu livro “Viagem a Portugal”:

“… A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: ‘Não há mais que ver’, sabia que não era assim. O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.”

 

Parco Regionale Valle del Treja, uma das reservas naturais da região do Lazio, está situado próximo a Calcata Nuova. Há um trilha com uma bela paisagem para o vilarejo medieval.

Trilha Parco Valle del Treja, Calcata

Trilha Parco Valle del Treja, Calcata

Calcata, Parco Valle del Treja

Calcata, panorama visto do Parco Valle del Treja

Parco Valle del Treja, Calcata

Parco Valle del Treja, Calcata

Parco Valle del Treja, Calcata

Parco Valle del Treja, Calcata

Parco Valle del Treja, Calcata

Fim de tarde no outono, Parco Valle del Treja

O parque possui antigos sítios arqueológicos e trilhas naturais e um museu de arte natural. O Opera BoscoMuseo di Arte nella Natura, museu criado ao ar livre em meio a natureza, no qual os artistas utilizam os materiais naturais encontrados na floresta para criarem as suas obras.  A visita é guiada e funciona em determinados períodos do ano. Não cheguei a visitar o museu, só fiz um passeio por conta própria pela trilha acessível ao parque.

Seguimos para o vilarejo. O acesso ao centro histórico é feito a pé através de pequenas portas medievais,  que nos levam até a pequena praça principal. Aos finais de semana e feriados há um maior movimento de visitantes na cidade.

Calcata, Viterbo

Calcata, Viterbo

Algumas casas são construídas diretamente na rocha, sendo atelies de artistas, lojas de artes, roupas, cafés e pequenos restaurantes típicos. Um destes cafés é a Associação Caffè Kafir, com uma atmosfera única. No inverno experimente o saboroso chocolate quente.

Calcata Vecchia, Viterbo

Na pequena Piazza del Borgo, os 3 curiosos tronos em pedra

Calcata, Viterbo

Centro histórico, Calcata

A noite o vilarejo se transforma em uma atmosfera mágica, as estreitas vielas ganham um colorido com as antigas iluminações,  e em períodos festivos uma vibrante agitação na vila. Após o jantar, retornamos para Roma.

 

signsCURIOSIDADE – O documentário em DVD do Chico Buarque de Holanda, “Os Saltimbancos”, algumas imagens foram gravadas no centro histórico de Calcata. Para conferir, o vídeo está disponível aqui.

 

Associazione Caffé Kafir

Via Garilbaldi, 14 – Centro histórico

Fone: 338/1725339

Funciona aos finais de semana

 

Opera Bosco – Museu de Arte Natural

e-mail: operabosco@operabosco.eu

Maiores informações no site: www.operabosco.eu

 

COMO CHEGAR

Visitei a cidade de carro, a forma mais prática, partindo de Roma.

» Pesquisa por aluguel de carros, consulte aqui  «

  Carro

Roma: Estrada GRA-Cassia bis (SS2) (Veientana) – Saída Parco Valle del Treja – Mazzano Romano e seguir para Calcata.

 Transporte Público

Partindo de Roma

  • Da estação Flaminio, na Piazza del Poppolo tomar o TRAM 2 até a Estação Saxa Rubra.
  • Estação Saxa Rubra, tomar o ônibus da empresa Cotral. Consulte os horários, valores e dias da semana no site aqui da empresa. Tempo estimado 01 hora.

Leia também:

Passeios bate-volta de Roma:

Sugestões de passeios em Roma:

Viaje por outras regiões italianas:


Já esteve em Calcata? Alguma sugestão ou duvida, escreva para nós. Obrigada pela visita! 

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*