CANADÁ  INTERCÂMBIO & DESTINOS  

Estudar inglês em Toronto, Canadá

Por Patricia Zaina, em 05/05/2017

Com um grande centro urbano, vida noturna agitada e culinária internacional, Toronto é uma cidade segura que oferece uma boa qualidade de vida. É a maior cidade do Canadá e recebe pessoas de diferentes partes do mundo.

 

Intercâmbios&Destinos, espaço no blog com sugestões de convidados sobre outros destinos de viagens e intercâmbios além da Itália.

Panorama centro comercial, Toronto | Foto: Luciana Fernandes

Panorama centro comercial, Toronto | Foto: Luciana M. Fernandes

 

O depoimento é da Luciana Fernandes que fez intercâmbio por um mês em Toronto, no Canadá. Ela nos conta como foi a decisão de estudar no exterior, a escolha do destino e sua experiência  na cidade.

 

“Quando decidi fazer o intercâmbio, estava no estágio final do curso de inglês no Brasil e queria aperfeiçoar o aprendizado. No último estágio do curso tive um professor de nacionalidade inglesa, que não falava nada de português, ele me fez perceber o quanto o idioma pronunciado em um sotaque diferente interfere no nosso entendimento, com isto senti motivada a estudar idiomas no exterior.

Após a decisão de realmente ir,  iniciei algumas pesquisas na internet, fui a feiras de intercâmbio em São Paulo e conversei com uma amiga que já tinha a experiência de estudar inglês fora do país.

Depois das dúvidas iniciais, optei por Toronto, no Canadá. Minha decisão foi por diversos motivos, como: custo mais acessível, ser um país seguro, ser um país multicultural e ter o sotaque mais limpo.

O curso teve duração de um mês, entre os meses de outubro e novembro, e no Canadá nesta epóca é outono, o que torna a paisagem linda com cores deslumbrantes.

Quanto ao clima é bastante frio neste período, houve dias que a temperatura mínima era de  -1ºC e a máxima 15ºC. Porém não chovia e o sol aparecia tornando o céu azul mais bonito. Assim estava sempre animada a participar de muitos passeios, pois além do meu interesse em estudar inglês, era a minha primeira viagem internacional e queria conhecer a cidade e a cultura.

Colorido do outono Toronto | Foto: Luciana Fernandes

Colorido do outono em Toronto | Foto: Luciana Fernandes

Um fato formidável na cidade de Toronto, é que existe uma grande estrutura subterrânea, com serviços, comércio, alimentação e ligação entre o metrô. Assim podemos nos deslocar por muito tempo em lugares aquecidos.

Escolhi o mês de outubro, pois não queria viajar no inverno para não enfrentar o frio muito rigoroso. Mas também não queria a época do verão, pois lá costuma ser temporada de estudantes de fora, onde há um número maior de alunos na escola. Ter viajado no mês de outubro, também me possibilitou que participasse da festa de Halloween , uma tradição no Canadá.

Tradicional Festa haloween, Toronto |Foto: Luciana m. Fernandes

Tradicional Festa Halloween |Foto: Luciana m. Fernandes

 

A ESCOLA

Estudei na PLI Toronto, que atualmente é a Kaplan International English. A escola é muito conceituada nos cursos de inglês para estrangeiros. Situada no centro de Toronto, no endereço Suite 700 | 55 Yourk Street, Toronto.

No primeiro dia na escola,  fiz uma prova escrita e outra prova oral, e em seguida fui direcionada para a turma do meu nível. Tive duas turmas quinzenais e ambas foram no período da manhã. Estudei apenas meio período, pois integral acaba sendo um pouco mais caro e não tinha possibilidade na época.

Quanto a acomodação, fiquei hospedada em uma  casa de família vinculada à escola. Na casa de família, fui hospedada por um casal jovem, sem filhos e ambos canadenses. Foi uma estadia muito agradável, a família era muito receptiva e atenciosa. A casa era confortável e com acesso para escola por metrô. Durante os jantares sempre conversávamos bastante e sempre recebia dicas e apoio da família no que precisava.

A escola organiza alguns passeios, como: French Canada, Niagara Falls e New York. Fiz vários passeios na cidade de Toronto, visitei as Cataratas do Niagara, e conheci a parte francesa do Canadá : Quebec e Montreal e a capital, Otawa.

 

OPINIÃO SOBRE O CURSO E A CIDADE

O que tenho a dizer em relação ao aprendizado da língua, é que mesmo sendo pouco tempo de curso, a imersão vale muito à pena, principalmente para a escuta. Pois vivemos por um mês na cidade, ouvindo e falando o inglês todos os dias, principalmente se nos propusermos a passear e conviver com outros. Isso é muito importante, praticar o tempo todo.

Conviver em outra cultura também é algo que agrega muito. Tanto que, a partir desse intercâmbio, despertei uma vontade enorme de fazer outras viagens internacionais.

A minha experiência de intercâmbio foi maravilhosa, pelo aprendizado e pela viagem também. Encantei-me com a cidade de Toronto, a cidade é muito segura, as pessoas educadas, sempre dispostas a te ajudar. Quantas vezes me peguei abrindo o mapa do metrô na rua e logo vinha alguém me oferecer ajuda. O deslocamento pela cidade é muito fácil, devido Toronto ter uma grande malha viária do metrô.

Adorei ter ido no outono e ter visto a troca de cor das folhas das árvores, até sua queda. A paisagem das árvores em Toronto embeleza muito a cidade. Não posso deixar de falar também dos esquilos que encontramos pelas ruas….

Enfim, resumindo toda estória, eu super-recomendo o intercâmbio na cidade de Toronto. Sinto saudades só de lembrar!

Esquilos pelas ruas de Toronto | Foto: Luciana Fernandes

 

COMO SE LOCOMOVER TORONTO

Para o transporte no Canadá, utilizei o WeeklyPass que me permitia utilizar várias passagens de metrô e ônibus por dia, durante a semana toda. O sistema de transporte utilizado é o TTC  -Toronto Transit Commission, o sistema de ônibus, trem e streetcar (bonde) são todos integrados, com um bilhete é possível andar em todos os tipos de transporte público pela cidade.

 

ATRAÇÕES CANADÁ

Lugares que visitei:

»French Canada: Organizado pela escola, o passeio é realizado em um final de semana. Visita as cidades de Quebec, Montreal e Ottawa, no qual é muito interessante e vale à visita.  Em Quebec e Montreal o idioma mais falado é o francês do que o inglês, então foi oportunidade de ganhar mais uma experiência diferente.

|Foto: Luciana Fernandes

Québec – French Canada|Foto: Luciana Fernandes

French Canadá|Foto: Luciana Fernandes

»Niagara Falls: Fomos de carro alugado, eu e duas amigas. É um passeio muito agradável,  pois as cataratas são impressionantes. Fizemos o passeio de barco nas cataras, é fascinante. Sou apaixonada pela natureza, não poderia deixar de ir.

Niaguara Falls | Foto: Luciana Fernandes

Cataratas de Niagara | Foto: Luciana Fernandes

 

ATRAÇÕES TORONTO

Em Toronto meus passeios foram por conta própria, nos finais de semana e também após a aula, já que estudava no período da manhã.

»CN Tower: É uma torre turística e de comunicação, a terceira maior torre do mundo. Possui um elevador panorâmico, extremamente rápido que nos leva ao restaurante localizado quase no final da torre. O restaurante é todo de vidro e gira bem devagar. É permitido subir apenas para a visitação, indo até o observatório, onde podemos visualizar a cidade em 360 graus. Vale muito a pena a visita. Há também um chão de vidro, para quem não se sente mal em altura,  experimentar a sensação de ver a cidade embaixo dos seus pés. Estive no  meio da tarde e optei por jantar no restaurante. Assim foi possível ver o pôr do sol. Foi incrível! Situado na 301 Front St W, Toronto. Maiores informações no site, aqui

CNN Tower, Toronto | Foto: Luciana Fernandes

CNN Tower, Toronto | Foto: Luciana Fernandes

CNN Tower, fim de tarde | Foto: Luciana Fernandes

CNN Tower, fim de tarde | Foto: Luciana Fernandes

»Toronto Zoo: É lindo, e tem animais que não temos no Brasil,  como por exemplo, os ursos Polares. Eles são apaixonantes!!! Esta localizado no seguinte endereço 2000 Meadowvale Rd, Toronto. Ingresso 23 dólares canadenses. Consulte o site aqui, para informações atualizadas por estação.

Toronto Zoo. | Foto: Luciana Fernandes

Toronto Zoo. | Foto: Luciana Fernandes

»Chinatown de Toronto: Nessa área da cidade encontramos diversas comidas, objetos e muitas coisas da cultura asiática. Coisas exóticas nas diversas ruas cheias de propagandas coloridas. Fica na Spadina Avenue, entre a rua College e rua Queen. Metro:  St. Patrick, caminhe até Spadina Avenue. Funciona de manhã até por volta das 20:00.

Bairro chinês, Toronto | Foto: Luciana Fernandes

Bairro chinês, Toronto | Foto: Luciana Fernandes

»Royal Ontario Museum: É o maior museu do Canadá. Muito bonito e interessante para quem aprecia museu. Possui um acervo diversificado com mais de 6.000 peças de diferentes culturas como o período da renascença, cultura e arte chinesa e história natural com a seção de dinossauros, são alguns exemplos do que há no museu.  Situado em um moderno edifício fica na  100 Queens Park, Toronto. Funciona das 10:00 – 17:30. Ingresso: CA$ 22.  Maiores informações no site aqui.

| Foto: Luciana Fernandes.

Royal Ontario Museum| Foto: Luciana Fernandes

»Casa Loma: É um castelo que virou atração turística. Possui objetos antigos e de todo o mundo. Aberto a visitação ao jardim, toda a casa e também subir até a torre, tendo a vista lá de cima. Nessa casa já foram filmados diversos filmes, como partes do filme X-Men, Chigaco entre outros. Fica na 1 Austin Terrace, Toronto. Funciona diariamente das  9:30  – 17:00 (Última entrada as 16:30). Ingressos: CA$ 22.12. Informações no site.

Casa Loma | Foto: Luciana Fernandes.

Casa Loma | Foto: Luciana Fernandes

»High Park:  É o maior park de Toronto, ótimo para o lazer e praticar exercícios. Fui algumas vezes para passear. Mas tem que estar um dia não tão frio ou estar bem agasalhada. Situado no 1873 Bloor Street West, Toronto, próximo a estação do metro High Park – na entrada norte do parque, na rua “Bloor Street West”. No outono esta é a parte onde podemos ver o colorido das folhas das árvores. Aberto 24 hrs por dia. 

Foto: Luciana Fernandes

Maple – folha símbolo canadense no High Park, Toronto |Foto: Luciana Fernandes

»Toronto Islands:  Nessa ilha é possível ver a cidade de Toronto. É um lugar muito agradável para passear. Atravessamos em um Ferry Boat da cidade para a ilha, onde na podemos alugar bicicletas para percorrer toda a área da ilha. Para chegar até a ilha, pegar o ferry na Toronto Ferry Terminal, situado no final da Bay Street. Maiores informações de horários de ferry, consultar o site aqui.

»Shoppings: Sempre frequentava o Toronto Eaton Centre,  próximo a escola. Situado na 220 Yonge St, no centro financeiro de Toronto, há um teto de vidro, que é muito bonito. Próximo ao shopping esta o Hard Rock, uma opção para o jantar. Visitei outros shoppings, mas não me lembro de nada em especial. Site Toronto Eaton Centre.

O Toronto Premium Outlets, era ótimo para comprinhas. Valia à pena, mesmo sendo um pouco afastado. Para chegar, a empresa King Tours faz o trajeto de Toronto – da estação “Union Station” até o shopping. A passagem é comprada com antecedência através do site da Toronto Tours, consulte aqui. Eu fui e garanti alguns presentinhos para mim e minha família. O shopping está situado na 13850 Steeles Avenue W, Halton Hills. Site Toronto Premium Outlets. “

 

 

COMO CHEGAR

O principal aeroporto de Toronto é o Pearson Internacional, é o maior da cidade, que recebe voos do Brasil e outros países e demais cidades canadenses.

 

 

• TORONTO | CANADÁ 
Capital: Ottawa 
Idioma: Inglês 
Moeda: Dólar Canadense (CA$)
Fuso Horário: - 3 horas|horário de Brasília.
 Nos meses:Jan, Nov, Dez: - 3 horas|Fev, Out: - 2horas|Mar-Set: -1 hora 
Código Telefônico: + 416 
Visto: O tipo de visto depende de alguns critérios estabelecidos. 
A partir de Maio.2017 o procedimento sofreu uma alteração, consultar o site Embaixada 
Canadá no Brasil, aqui
Aeroporto: Toronto | Pearson International Airport (YYZ). Site aqui
Site informação turismo: br-keepexploring.canada.travel
Seguro viagem aconselhável

 

 

 MAPA TORONTO| ATRAÇÕES

› Veja aqui no Google Mapas ‹

 

 

VOCÊ SE INTERESSOU ESTUDAR INGLÊS EM TORONTO OU OUTRA CIDADE NO CANADÁ? 

Intercâmbio - Solicite orçamento

 


Leia também:

Veja outros posts sobre “Intercâmbios&Destinos”, além da Itália.


Obrigada Luciana Fernandes por compartilhar conosco um pouco da sua experiência no intercâmbio! ♥

 

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*