LAGO  REGIÃO NORTE  

Lago di Garda: a encantadora Sirmione

Por Patricia Zaina, em 18/03/2017

Localizada no extremo sul da península, onde as encostas são mais planas e as paisagens do lago se assemelham a praias,  Sirmione é uma das encantadoras cidades do Lago de Garda, situada na província de Bréscia e muito próxima a Verona e Milão

Conhecida desde o período dos romanos por suas águas termais de propriedades curativas, é um local rico de história, belas paisagens e rodeada por pequenas praias de lago.

Sirmione, Lago di Garda

Ao atravessar a ponte Castello Scaligero uma das atrações do local, chega-se ao charmoso centro histórico medieval, com ruas estreitas, adoráveis cafés, restaurantes, sorveterias artesanais e loja de souveniers.

O tráfego de veículos é permitido somente em algumas ruas do centro histórico e restrito a moradores, restaurantes e hotéis com horários pré-estabelecidos. Os visitantes devem estacionar os carros fora do centro histórico.

O Terminal Ferry, de onde partem e chegam as embarcações de outras cidades do Lago de Garda está situado nas imediações do Caffè Grande Itália, na  Piazza Giosué Carducci é operada pela empresa Navigazione Lago di Garda.

Na primavera e verão, época que visitei lago,  as janelas dos edifícios ficam floridas e os jardins coloridos. Nos finais de semana há uma maior movimentação de pessoas que chegam para passear pela região ou frequentar os Spas termais. O famoso Aquaria Benessere Termale, é um destes centros de tratamento estético, situado no centro histórico de Sirmione.

Pequeno pier, Sirmione

Edifícios floridos, primavera – Sirmione

 

  CENTRO HISTÓRICO

 

» CASTELLO SCALIGERO | ROCCA SCALIGERA

Situado na entrada do centro histórico de Sirmione, o castelo fortificado foi construído no século 13 em uma posição estratégica e utilizado como forma de defesa da cidade medieval. Cercado por fosso e ponte levadiça, tinha o controle de quem entrava na cidade.

Vista da Rocca Scaligera

» GROTTE DI CATULLO

Ruínas de uma vila romana situada no extremo da península. As ruínas ficam dentro de um sítio arqueológico entre oliveiras e espetaculares vistas para o lago e a Spiaggia Giamaica (Praia Jamaica), praia de pedras com águas cristalinas e temperaturas agradáveis.

Grotte di Catullo

»  CHIESA DI SAN PIETRO IN MAVINO

Situada na parte alta, próximo a Grotte di Catullo, na ponta da península, a pequena igreja de San Pietro in Mavino está em um local mágico e aconchegante, distante da movimentação do centro histórico. O local possui uma atmosfera única e é cheio de charme, em meio a encantadores jardins e oliveiras.

Dedicado ao apóstolo Pedro conforme documentos do século 8, o edifício original em estilo românico foi construído durante o Reino Lombardo e  reconstruída em 1320. A torre foi erguida em 1070. A estrutura interna possui afrescos de diferentes épocas a partir do século 14.

 

» PASSEIO  PARQUES PÚBLICOS

O Parco Don Lino Zorzi, fica próximo as termas Aquaria,  na ponta da península. Um pouco mais adiante, a caminho da Grotte de Catullo, na parte mais alta esta o Parco Tomelleri situado entre as oliveiras e com vista panorâmica para o lago. O Parco Maria Callas conhecido também como Parco Arena Callas também fica nesta área da cidade.

Parque Maria Callas

Maria Callas foi uma artista lírica que apreciava passear pelos jardins arborizados e tinha uma villa com vista para o lago. No período de 1950-1959 viveu em Sirmione e o parque dedicado a soprano é muito agradável e tranquilo com diferentes tipos e cores de árvores, bancos para descansar e ouvir o canto dos pássaros.

Quem faz o passeio de barco ao redor de Sirmione, é possível avistar a casa da artista, que hoje em dia funciona como apartamentos para residência.

Caminhada pelo Parque Maria Callas

Descanso entre as oliveiras do Parco Tomelleri, com vista para o lago

Primavera, inicio da noite. Esplêndida vista para Lido delle Bionde

» PASSEIO A  BEIRA DO LAGO

Spiaggia – Passeggiata delle Muse e Lido delle Bionde

No centro histórico, próximo as ruínas do castelo, uma pequena praia de águas cristalinas, a Spiaggia – Passeggiata delle Muse é onde inicia o passeio pelas margens do lago até chegar  ao  Lido delle Bionde.  No local uma praia de águas cristalinas e restaurante de frente para o lago.

É uma das paisagens mais belas do centro histórico, em meio a natureza, com grandes chances de ver cisnes e patos. Durante o percurso,  há bancos para sentar e apreciar o panorama do lago. Se tiver a chance, apreciar o pôr do sol em um destes locais,  pois são inesquecíveis.

Nas ruínas do Castelo, a caminho Spiaggia -Passeggiata delle Muse.

Vista  praia – Passegiata delle Muse

Spiaggia – Passeggiata delle Muse, Sirmione

Paisagem beira lago. Ao fundo o Parco Maria Callas.

Paisagem beira lago


» PASSEIO DE BARCO

Na Piazzale Porto, rua principal antes de entrar no centro histórico e no pequeno pier situado no centro histórico há empresas que organizam passeios de barco ao redor de Sirmione. O preço do passeio em média 30 euros por pessoa é combinado antes, com duração de 1 hora.

A empresa de Navigazione Lago di Garda, opera com embarcações para outras cidades ao redor do Lago de Garda. As embarcações Aliscafo são barcos rápidos e transportam somente pessoas  e os  Traghetto mais lentos, transportam veículos e pessoas.

Sirmione, ao fundo

» PÔR DO SOL

Assistir o pôr do sol em um dos locais da cidade.

Fim de tarde, Piazza Giosué Carducci

 

FORA DO CENTRO HISTÓRICO

Há uma grande variedade de ótimos hotéis, campings e restaurantes com bons preços situados à beira lago que estão fora do centro histórico.

As calçadas que margeiam o lago são mais amplas e planas, e andar de bicicleta  é um agradável passeio. Alguns hotéis oferecem o serviço de aluguel de bicicleta.

Curiosidade:  Sirmione era fonte de inspiração para escritores e artistas que frequentavam e moravam na cidade,  entre eles a cantora lírica Maria Callas, Dante Alighieri e a escritora inglesa Naomi Jacob.

 

 Veja aqui, o mapa das atrações do centro histórico de Sirmione.


COMO CHEGAR

Situada entre Milão e Verona. Sirmione esta 140 km de Milão e 40 Km de Verona.

  •  TREM | ÔNIBUS

A estação de trem mais próxima fica em Desenzano del Garda. Horários e preços do bilhete no site TrenItalia.

-Desenzano del Garda, o ônibus Linea 26 (BS)  Verona-Peschiera-Sirmione-Desenzano faz o percurso até Sirmione. Consulte horários em www.arriva.it.

Onde comprar o bilhete do ônibus?

-Desenzano: Tabaccheria dentro da  estação de trem. O ponto de ônibus fica do lado oposto da estação. O trajeto leva cerca de 20 minutos até Sirmione.

Sirmione, na Tabaccheria Binati , na Piazza Carducci 3 – centro histórico. Tabaccheria/edicola Pizzo na Via Marconi 31/32. A parada de ônibus fica no Largo Faselo Bitinico,(Porto) próximo ao centro de informação turística. Consulte horários do ônibus aqui.

  • BARCO|FERRY

Outra opção, porém menos prática,  em Desenzano del Garda pegar o barco-ferry até Sirmione. Consulte horários em Navigazione Lago di Garda.

  •  ÔNIBUS EM VERONA

Em Verona, na estação de trem Verona Porta Nuova, o ônibus Linea 26 (BS) faz o trajeto até Sirmione. Consulte horários no site www.arriva.it.

  • CARRO

Pela Autostrada A4 – E70 – Milano-Venezia.  www.autostrade.it

 

letter  CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA SIRMIONE

Viale Marconi, 8 -Sirmione. Situado antes do centro histórico.

 

Partindo de Sirmione é possível conhecer outras cidades do Lago de Garda através de ônibus urbano ou embarcações da empresa Navigazione Lago di Garda.

 

Se você gostou deste post, por favor compartilhe e Pinterest pin esta imagem!


 

Viaje por outras regiões da Itália:


 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*