LAGOS  REGIÃO NORTE  

Lago di Garda: a encantadora Sirmione

Por Patricia Zaina, em 18/03/2017

Localizada no extremo sul da península, onde as encostas são mais planas e as paisagens do lago se assemelham a praias,  Sirmione é uma das encantadoras cidades do Lago de Garda, situada na província de Bréscia e muito próxima a Verona e Milão

Conhecida desde o período dos romanos por suas águas termais de propriedades curativas, é um local rico de história, belas paisagens e rodeada por pequenas praias de lago.

Sirmione, Lago di Garda

Ao atravessar a ponte Castello Scaligero uma das atrações do local, chega-se ao charmoso centro histórico medieval, com ruas estreitas, adoráveis cafés, restaurantes, sorveterias artesanais e loja de souveniers.

O tráfego de veículos é permitido somente em algumas ruas do centro histórico e restrito a moradores, restaurantes e hotéis com horários pré-estabelecidos. Os visitantes devem estacionar os carros fora do centro histórico.

O Terminal Ferry, de onde partem e chegam as embarcações de outras cidades do Lago de Garda está situado nas imediações do Caffè Grande Itália, na  Piazza Giosué Carducci é operada pela empresa Navigazione Lago di Garda.

Na primavera e verão, época que visitei lago,  as janelas dos edifícios ficam floridas e os jardins coloridos. Nos finais de semana há uma maior movimentação de pessoas que chegam para passear pela região ou frequentar os Spas termais. O famoso Aquaria Benessere Termale, é um destes centros de tratamento estético, situado no centro histórico de Sirmione.

Pequeno pier, Sirmione

Edifícios floridos, primavera – Sirmione

 

  CENTRO HISTÓRICO

 

» CASTELLO SCALIGERO | ROCCA SCALIGERA

Situado na entrada do centro histórico de Sirmione, o castelo fortificado foi construído no século 13 em uma posição estratégica e utilizado como forma de defesa da cidade medieval. Cercado por fosso e ponte levadiça, tinha o controle de quem entrava na cidade.

Vista da Rocca Scaligera

» GROTTE DI CATULLO

Ruínas de uma vila romana situada no extremo da península. As ruínas ficam dentro de um sítio arqueológico entre oliveiras e espetaculares vistas para o lago e a Spiaggia Giamaica (Praia Jamaica), praia de pedras com águas cristalinas e temperaturas agradáveis.

Grotte di Catullo

»  CHIESA DI SAN PIETRO IN MAVINO

Situada na parte alta, próximo a Grotte di Catullo, na ponta da península, a pequena igreja de San Pietro in Mavino está em um local mágico e aconchegante, distante da movimentação do centro histórico. O local possui uma atmosfera única e é cheio de charme, em meio a encantadores jardins e oliveiras.

Dedicado ao apóstolo Pedro conforme documentos do século 8, o edifício original em estilo românico foi construído durante o Reino Lombardo e  reconstruída em 1320. A torre foi erguida em 1070. A estrutura interna possui afrescos de diferentes épocas a partir do século 14.

 

» PASSEIO  PARQUES PÚBLICOS

O Parco Don Lino Zorzi, fica próximo as termas Aquaria,  na ponta da península. Um pouco mais adiante, a caminho da Grotte de Catullo, na parte mais alta esta o Parco Tomelleri situado entre as oliveiras e com vista panorâmica para o lago. O Parco Maria Callas conhecido também como Parco Arena Callas também fica nesta área da cidade.

Parque Maria Callas

Maria Callas foi uma artista lírica que apreciava passear pelos jardins arborizados e tinha uma villa com vista para o lago. No período de 1950-1959 viveu em Sirmione e o parque dedicado a soprano é muito agradável e tranquilo com diferentes tipos e cores de árvores, bancos para descansar e ouvir o canto dos pássaros.

Quem faz o passeio de barco ao redor de Sirmione, é possível avistar a casa da artista, que hoje em dia funciona como apartamentos para residência.

Caminhada pelo Parque Maria Callas

Descanso entre as oliveiras do Parco Tomelleri, com vista para o lago

Primavera, inicio da noite. Esplêndida vista para Lido delle Bionde

» PASSEIO A  BEIRA DO LAGO

Spiaggia – Passeggiata delle Muse e Lido delle Bionde

No centro histórico, próximo as ruínas do castelo, uma pequena praia de águas cristalinas, a Spiaggia – Passeggiata delle Muse é onde inicia o passeio pelas margens do lago até chegar  ao  Lido delle Bionde.  No local uma praia de águas cristalinas e restaurante de frente para o lago.

É uma das paisagens mais belas do centro histórico, em meio a natureza, com grandes chances de ver cisnes e patos. Durante o percurso,  há bancos para sentar e apreciar o panorama do lago. Se tiver a chance, apreciar o pôr do sol em um destes locais,  pois são inesquecíveis.

Nas ruínas do Castelo, a caminho Spiaggia -Passeggiata delle Muse.

Vista  praia – Passegiata delle Muse

Spiaggia – Passeggiata delle Muse, Sirmione

Paisagem beira lago. Ao fundo o Parco Maria Callas.

Paisagem beira lago


» PASSEIO DE BARCO

Na Piazzale Porto, rua principal antes de entrar no centro histórico e no pequeno pier situado no centro histórico há empresas que organizam passeios de barco ao redor de Sirmione. O preço do passeio em média 30 euros por pessoa é combinado antes, com duração de 1 hora.

A empresa de Navigazione Lago di Garda, opera com embarcações para outras cidades ao redor do Lago de Garda. As embarcações Aliscafo são barcos rápidos e transportam somente pessoas  e os  Traghetto mais lentos, transportam veículos e pessoas.

Sirmione, ao fundo

» PÔR DO SOL

Assistir o pôr do sol em um dos locais da cidade.

Fim de tarde, Piazza Giosué Carducci

 

FORA DO CENTRO HISTÓRICO

Há uma grande variedade de ótimos hotéis, campings e restaurantes com bons preços situados à beira lago que estão fora do centro histórico.

As calçadas que margeiam o lago são mais amplas e planas, e andar de bicicleta  é um agradável passeio. Alguns hotéis oferecem o serviço de aluguel de bicicleta.

Curiosidade:  Sirmione era fonte de inspiração para escritores e artistas que frequentavam e moravam na cidade,  entre eles a cantora lírica Maria Callas, Dante Alighieri e a escritora inglesa Naomi Jacob.

 

 Veja aqui, o mapa das atrações do centro histórico de Sirmione.


COMO CHEGAR

Situada entre Milão e Verona. Sirmione esta 140 km de Milão e 40 Km de Verona.

  •  TREM | ÔNIBUS

A estação de trem mais próxima fica em Desenzano del Garda. Horários e preços do bilhete no site TrenItalia.

-Desenzano del Garda, o ônibus Linea 26 (BS)  Verona-Peschiera-Sirmione-Desenzano faz o percurso até Sirmione. Consulte horários em www.arriva.it.

Onde comprar o bilhete do ônibus?

-Desenzano: Tabaccheria dentro da  estação de trem. O ponto de ônibus fica do lado oposto da estação. O trajeto leva cerca de 20 minutos até Sirmione.

Sirmione, na Tabaccheria Binati , na Piazza Carducci 3 – centro histórico. Tabaccheria/edicola Pizzo na Via Marconi 31/32. A parada de ônibus fica no Largo Faselo Bitinico,(Porto) próximo ao centro de informação turística. Consulte horários do ônibus aqui.

  • BARCO|FERRY

Outra opção, porém menos prática,  em Desenzano del Garda pegar o barco-ferry até Sirmione. Consulte horários em Navigazione Lago di Garda.

  •  ÔNIBUS EM VERONA

Em Verona, na estação de trem Verona Porta Nuova, o ônibus Linea 26 (BS) faz o trajeto até Sirmione. Consulte horários no site www.arriva.it.

  • CARRO

Pela Autostrada A4 – E70 – Milano-Venezia.  www.autostrade.it

 

letter  CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA SIRMIONE

Viale Marconi, 8 -Sirmione. Situado antes do centro histórico.

 

Partindo de Sirmione é possível conhecer outras cidades do Lago de Garda através de ônibus urbano ou embarcações da empresa Navigazione Lago di Garda.

 

Planeje sua viagem !

Faça as suas reservas e contrate os serviços através dos links de empresas parceiras do blog.

 Reservas de hospedagem, Booking. Pagamento feito somente no check-in e cancelamento antecipado gratuito.

  Seguro Viagem, SegurosPromo.  Informe o código promocional CIAOBELLAITALIA5 para garantir 5% de desconto. Para a Europa é obrigatório adquirir um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.  Solicite a sua cotação.

  Aluguel de Carros, RentalCars.com. Compare e consulte a reserva online com as principais locadoras do mundo.

  Passagens de trem pela Europa, RailEurope.

   Passeios turísticos pela Itália com agência especializada no idioma português, Bonjour Italie.

   Intercâmbio, cursos de idiomas na Itália e outros destinos, com a Beetrip.

   Roteiro personalizado de viagem criado sob medida. Conheça como funciona, aqui.

  Transferência | Envio de dinheiro ao exterior, Transferwise.

 

Nos acompanhe nas redes sociais:


Leia também:

 

Viaje por outras regiões da Itália:

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*