Região Central

LAGO DI BRACCIANO

Por Patricia Zaina, em 25/01/2016

Cercado por encantadoras vilas medievais, casarões ao redor do lago e uma natureza que permanece intacta, é uma bela região localizada aos arredores de Roma. É um passeio agradável para ser feito em qualquer época do ano.

Lago de Bracciano, é um destino onde há poucos turistas estrangeiros e é bastante frequentado pelos romanos.  O lago é de origem vulcânica, abriga crateras cheias de água na cor azul.

É o segundo maior lago da região do Lazio, o primeiro é o Lago di Bolsena, tem apenas um quarto do tamanho do Lago di Como (Lago da região da Lombardia, próximo a Milão), mas sua margem estende-se por 32 quilômetros, é o oitavo maior lago da Itália em superfície, 57 metros quadrados e profundidade de 170 metros.

Bracciano

Bracciano, tarde de inverno

É uma importante região para a prática de esportes aquáticos, como vela, canoagem e natação,  principalmente pela presença do Parco Naturale Regionale di Bracciano – Martignano (Parque Natural Regional de Bracciano – Martignano), onde o uso de barcos a motor é limitado.  A região é considerada como um dos mais limpos lagos da Itália.

O Parque inclui também o Lago Martignano, de menor tamanho, de forma quase circular e também de origem vulcânica, assim como o Lago Bracciano.

Nas margens do Lago Bracciano há três charmosas vilas: Bracciano, que possui o mesmo nome do lago e onde há o famoso Castelo Orsini-Odescalchi;  Anguillara Sabazia, com casinhas de pedra de cor areia e cercada de arbustos e Trevignano Romano, cidade que acompanha a beira do lago com praças tranquilas.

  • O Medieval Castelo Orsini – Odescalchi, em Bracciano

Foi construído em 1470 pelo arquiteto Francesco di Giorgio Martini, encomendado por Napoleão Orsini e concluído em 1485 sob a orientação de seu filho Gentile Virginio. Pertenceu  a família Orsini e um período de dificuldades o vendeu para  a família Odescalchi, que anos mais tarde também precisou vender, mas depois o recuperou. Ainda pertence a família Odescalchi e foi aberto ao público em 1952 depois de um período de restauração.

Atualmente funciona como um museu, com importante coleção de armas e armaduras medievais;  mas também é bastante procurado para realização de casamentos, eventos particulares, sessões de fotografia e manifestações culturais. Alguns casamentos foram realizados ali, como de Tom Cruise com Katie Kolmes e Eros Ramazzotti  com Michelle Hunziker.  Para visitar o castelo, o bilhete custa 8, 50 euros, e o horário de visitação pode ser consultado aqui, porque altera conforme o período do ano.

Castelo Bracciano

Castelo Orsini – Odescalchi

Anguillara Sabazia - região Lago di Lazio

Anguillara Sabazia, uma das cidades ao redor do Lago

A distância entre cada uma das três cidades Bracciano, Anguillara Sabazia e  Trevignano Romano, é de 11,5 quilômetros, criando um triângulo perfeito entre elas.

 ONDE FICA

Localizado na área Central da Itália, na região do Lazio,  40 km a noroeste de Roma. Lago Bracciano esta entre Roma e a caminho de Viterbo.

  
COMO CHEGAR

A região é de fácil acesso, tanto por trem, carro ou ônibus.

TREM

É bem próximo de Roma, cerca de 01h00  em trem regional, direção Roma – Viterbo.

De Roma para Bracciano:

– Pegar o trem na estação Roma Ostiense Pirâmide para Valle Aurelia/ Viterbo (fm3)  e descer na estação Bracciano, o trem parte a cada 30 minutos.

A estação de trem em Bracciano esta próxima ao centro histórico.

De Roma para Anguillara Sabazia:

– Pegar o trem na estação Roma Ostiense Pirâmide para Valle Aurelia/ Viterbo (fm3) e descer na estação Anguillara.

 ÔNIBUS

Em Roma:

A linha de ônibus Cotral, faz o trajeto.  No site da empresa informa o local de partida de Roma e chegada em Bracciano.  A empresa também possui o app “Cotral” na loja de aplicativos do celular, onde é possível consultar o local de partida, horários e percurso até Bracciano . Leia o nosso post aqui com sugestões de aplicativos para viagem.

Percurso:  Roma – Bracciano – Viterbo – Civitavecchia – Ladispoli

  CARRO

Através da estrada S2 (la Cassia) e, depois  La Giustiniana, continuar na  Via Braccianese Claudia. Depois de aproximadamente  20 km chega-se a Bracciano.

Uma outra opção é a estrada estadual ,  Aurelia e na altura da  Cerveteri, percorrer a  SS493 Via Settevene Palo e prosseguir até chegar em Bracciano.

 

 COMO SE LOCOMOVER

Em Bracciano: no centro há o onibus Linha- Linea D que faz o trajeto do centro histórico até o lago.

Em Anguillara Sabazia: atrás da estação de trem há o ônibus que faz o trajeto até o lago.

 

  TEMPO EM BRACCIANO

Previsão para os próximos dias:

 

 NA REDE

Site Oficial de Turismo Lázio: Visit Lazio 

 

O QUE FAZER NA REGIÃO DE BRACCIANO 

Confira nossa sugestão:

  • Uma tarde no Lago Bracciano, leia aqui.

 

 UM PASSEIO POR OUTRAS REGIÕES DA ITÁLIA

 

Compartilhe: