Região Norte

BÉRGAMO

Por Patricia Zaina, em 15/02/2016

Visitar Bérgamo é conhecer dois mundos em uma única cidade. Região encantadora cercada de histórias medievais, no qual é possível admirar a beleza de sua arquitetura. É dividida em duas partes:  Città Alta  (Cidade Alta) ou Bérgamo Alta e Città Bassa (Cidade Baixa) ou Bérgamo Baixa. A Cidade Alta é a parte medieval, erguida sobre uma colina com o muro que separa as duas cidades; possui vielas estreitas,  praças charmosas e o castelo com sua bela vista panorâmica.  A Cidade Baixa é o lado residencial, comercial,  plano e  mais moderno.

Bergamo - Cidade Alta

Vista panorâmica Città Bassa (Cidade Baixa)

UM POUCO DE HISTÓRIA

Foi fundada pelos celtas, no século 6 a.C. e  incorporada ao império romano em 49 a.C. Dominada pelos francos em 774 onde ocorreram inúmeras batalhas por território com a cidade de Bréscia.

Em 1428 a República de Veneza que dominava a região, incorpora Bérgamo a sua república,  reconstrói a cidade e em 1561 ergue muros de defesas ao redor da Cidade Alta para proteger os habitantes locais de invasões e saques. A partir de então, Bérgamo é considerada uma cidade fortaleza.

Bérgamo é conhecida como a Città dei Mille (Cidade dos Mil), importante movimento para a Unificação Italiana colaborando com a expedição dos Mille di Guissepe Garibaldi.

Em 1887 foi construído o funicular interligando a Cidade Baixa com a Cidade Alta.  No século 20 , ocorreu o desenvolvimento da Cidade Baixa com novos edifícios neoclássicos, ruas planas e avenidas com jardins públicos.

Hoje em dia, as muralhas ao redor da Cidade Alta realçam a beleza de uma cidade surpreendente.

Porta de San Giacomo

Porta de San Giacomo – Viale Delle Mura (Cidade Alta)

São quatro portões construídos ao redor das muralhas da Cidade Alta: Porta Sant´Agostino, Porta de San Giacomo, Porta San Alessandro e a Porta di San Lorenzo (Porta Garibaldi).

Bergamo - Porta SGiacomo

Porta de San Giacomo – Viale Delle Mura (Cidade Alta)

Vista Castelo

Vista do Castello San Viglio (Cidade Alta)

 ONDE FICA

Localizada no Noroeste da Itália, na região da Lombardia, aproximadamente 60 km próximo a Milão.

COMO CHEGAR

Bérgamo está localizada a 50 minutos de trem de Milão.  Desenzano del Garda e Bréscia também estão próximas,  sendo possível passar o dia em Bérgamo e depois retornar para a cidade onde estiver hospedado. Há grande opções de hospedagens em Bérgamo para aqueles que preferem ficar alguns dias na cidade.

AEROPORTO

O aeroporto Bergamo Orio Al Serio (BGY) esta localizado a 5 km do centro de Bérgamo, cerca de 20 minutos de ônibus. Os vôos low cost partem deste aeroporto. A empresa de ônibus ATB Point opera os ônibus do aeroporto para o centro da cidade. O ônibus Airport Bus Service funciona todos os dias com saídas a cada 20 minutos de segunda a sábado, e a cada 30 minutos aos domingos e feriados.

Ônibus Aeroporto:  No aeroporto, o ponto de venda do bilhete é no guichê do ATB Point. O ônibus Airport Service faz o trajeto até a estação de trem e centro de Bérgamo, o bilhete custa 2,30 euros. Na Cidade Baixa, um dos pontos de venda do bilhete são os guichês  localizados dentro da estação principal de ônibus Stazione Autolinee  (em frente a estação de trem), próximo a  Piazzale G.Marconi . A Linea 1 (Linha 1) faz o trajeto até o aeroporto, há uma parada de ônibus em frente Stazione Autolinee.

TREM

Para quem chega ou parte de Bérgamo por trem, o bilhete pode ser comprado no site da Trenitalia ou nos terminais e guichês dentro da estação.

Em Bérgamo, a  estação de trem  está localizada na Piazzale G. Marconi, no centro da cidade e próxima a estação de ônibus.  O funicular para a Cidade Alta está alguns minutos de caminhada.

 CARRO

Através da Autoestrada A4 – Milano – Venezia (Saída Bérgamo). Em Bérgamo, as ruas próximas ao comércio (Largo Belotti, via XX Settembre, Largo Rezzara, via Sant´Alessandro) são áreas de tráfego limitado, enquanto Bérgamo Alta quase todas áreas são limitadas.

 

COMO SE LOCOMOVER

A pé ou através de ônibus e funicular até a Cidade Alta. A Cidade Baixa é toda plana, e quem prefere subir a pé até a Cidade Alta, tem uma bela vista privilegiada da cidade.

 

INFORMAÇÃO TURÍSTICA

travel DEPÓSITO DE BAGAGEM 

Em Bérgamo Baixa:

Depósito de Bagagem, está localizado no centro de Bérgamo, no edifício Urban Center , próximo a estação principal  de ônibus  Stazione Autolinee e a estação de trem, atrás do Mc Donald´s, na Piazzale Marconi. Funciona das 07:00 às 19:00  e o valor é  cobrado por dia e  tamanho do armário, entre 3 e 4 euros.

No Aeroporto Orio Al Serio:

Bergamo Orio Al Serio, está localizado na área Arrivi do Terminal. Funciona das 06:00 às 24:00. Preço 4 euros por dia,  por cada bagagem.

letter CENTRO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA 

Em Bérgamo Baixa:

Localizado no Urban Center ao lado da estação principal de ônibus Stazione Autolinee , e  próximo a estação de trem.

No Aeroporto Orio Al Serio:

Localizado na área Arrivi.

 

  TEMPO EM BÉRGAMO

Previsão para os próximos dias:


 NA REDE

Site Oficial de Turismo Bérgamo: Visit Bergamo

 

O QUE FAZER EM BÉRGAMO

Confira nossa sugestão:

  • O que fazer em Bérgamo, neste leia aqui.

 

 UM PASSEIO POR OUTRAS REGIÕES DA ITÁLIA

 

Compartilhe: