PASSEIOS  REGIÃO NORTE  

O Castelo Medieval em Brescia

Por Patricia Zaina, em 16/01/2018

Situado no alto da colina Cidneo  o castelo medieval de Brescia, ao norte da Itália possui uma imponente construção com sua torre medieval. Ao passar pela ponte principal de acesso,  vemos a ponte levadiça do castelo  e a praça interna do castelo que oferece uma fantástica vista panorâmica para a cidade.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DO CASTELO

Localizado em posição estratégica na colina Cidneo, o castelo de Bréscia remonta cerca de 100 anos a.C. A colina Cidneo durante anos era o local de um templo romano e depois tornou-se igreja cristã, onde é possível ver os restos da torre Mirabella.

Durante a segunda metade do século 1 d.C,  uma fortaleza conhecida como Mastio Visconteo foi construída.  No século 16, Brescia fazia parte da República de Veneza e alguns bastiões – postos utilizados para defesa do território foram adicionados, assim como um imenso portal.

Na porta de entrada e muralhas do castelo está presente um dos símbolos da República de Veneza, o  leão de São Marcos, esculpido em pedra acima do portão principal do castelo.

Por estar situado em uma posição tática, o Castelo de Brescia presenciou muitas batalhas e uma das últimas foi contra as forças austríacas que aconteceu durante o Risorgimento,  na qual as forças austríacas dominaram o castelo. Esta batalha foi imortalizada pelos moradores locais e ficou conhecida como os Dez Dias de Brescia, hoje em dia no castelo funciona a sede do “Museu das Armas Luigi Mazoli” (Museo delle Armi “Luigi Marzoli”), na qual esta uma das mais ricas coleções de armamentos da Europa.

Paisagens durante o trajeto, próximo ao Castelo de Brescia

O Castelo de Brescia foi um dos primeiros lugares que visitei ao chegar na cidade. Distante cerca de 20 minutos de caminhada da Via dei Musei, no centro histórico, é de fácil acesso, é só seguir as placas em direção a parte  mais alta da cidade. No período da manhã, mesmo durante a alta estação no mês de julho havia poucos turistas no local,  e  uma escola infantil que aproveitava o amplo espaço nos jardins para atividades ao ar livre.

Porta de ingresso, Castelo de Bréscia

Porta de ingresso, vista do lado interno do Castelo de Brescia

A porta de entrada ao Castelo de Bréscia é do ano de 1850, e ao ultrapassar-lá chegamos ao parque interno do castelo, uma agradável área verde com uma vista atraente de 360 graus para a o centro histórico da cidade.

Jardins do Castelo

Vista panorâmica para o centro da cidade, em Castelo de Brescia

Em determinados épocas do ano, entre a primavera e verão são realizados pela prefeitura, eventos nos jardins do castelo.

Os jardins internos do Castelo, é um espaço tranquilo e oferece uma bela paisagem para a cidade. Visitei durante o período da manhã, mas imagino que no final da tarde durante o pôr do sol deve criar uma atmosfera incrível.

Admirar a paisagem nos jardins do Castelo

Uma pequena praça conhecida como “Piazzale della Locomotiva”, também encontramos no parque. A praça recebe este nome em razão do monumento ferroviário italiano conhecido como “Numero 1 da ferroviária Brescia – Edolo SFNT”, estar situado no local. Inaugurado em 18.10.1961, a locomotiva a vapor é do ano de 1909, uma homenagem a memória do engenheiro Guiseppe Ottone, responsável por obras e progresso em Sebino e Valle  Camonica.

Piazzale della Locomotiva

Na parte alta do Castelo, fica a Strada del Soccorso (Estrada do Socorro) uma rampa que ligava o forte a uma espécie de porta de serviço, do ano de 1523 e era utilizada para auxiliar os soldados.  Continuando na parte alta,  a Torre Coltrina, de forma cilíndrica  era utilizada para monitorar o acesso a Estrada do Socorro (Strada del Soccorso).

O Castelo de Brescia ocupa uma área de aproximadamente 75 mil  metros quadrados, e pertence a um dos complexos  de arquitetura fortificada da Itália.

Mapa – Castelo de Bréscia

Próximo a Torre Mirabella, estão os dois museus abertos para visitação, o Museu do Risorgimento (Museo del Risorgimento) relacionado a história da Unificação da Itália e o Museu das Armas (Museo delle Armi L. Marzoli), um dos mais ricos da Europa, com armaduras e armas antigas.

Mastio Visconteo – Museo delle Armi

Seguindo para a parte baixa, antes de chegar na  ponta levadiça, um panorama para um dos edifícios mais altos de Bréscia, o “Crystal Palace” , com uma plataforma de heliponto nos seus 110 metros de altura.

Castelo de Brescia e ao fundo o edifício Crystal Palace

Construída no século 14, a ponte levadiça que junto com as muralhas serviam para proteger o castelo, que na época era usado como estrutura militar de defesa do território.

Ao atravessar a ponte levadiça há uma bela vista para a cidade e logo na saída do Castelo, fica o Chalet Castello, um agradável bar para descansar antes de retornar para o centro histórico de Bréscia.

Castelo de Brescia

Torre Mirabella (á esquerda) | Ponte levadiça | Torre dei Prigioneri (á direita)

Passeio matinal das gaivotas na Torre dei Prigioneri

 

  SAIBA MAIS

CASTELLO DI BRESCIA

 Via del Castello, 9 – Brescia

 Aproximadamente 20 minutos de distância a pé do centro histórico, da Piazza Duomo.

 Funcionamento:

Para visita ao castelo e jardins das 8:00 às 20:00, todos os dias.

Horário Museu: de 01/10 à 15/06. Terça aos Domingos.  das 9:00 às 18:00. De 16/06 à 30/09 das 10:30 às 19:00. Ambos períodos as quintas-feiras até as 22:00. (Bilheteria fecha 30 minutos antes)

 Bilhete: Gratuito ao castelo, pago somente  a visita aos museus. Bilheteria no local.O ingresso custa 4 euros para visita ao Museu das Armas –“Museo delle Armi Luigi Marzoli” .

 Maiores informações : www.bresciamusei.com/castello.asp

 Download – Mapa de Visita ao Castelo, acesse aqui .


Leia também:

Sugestões de passeios:

Viaje por outras regiões na Itália:


Possui alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!  Obrigada pela visita.

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*