PASSEIOS  REGIÃO NORTE  

Passeio pela Casa de Julieta em Verona

Por Patricia Zaina, em 18/03/2019

Acredito que muitos conheçam a estória de amor entre Romeu e Julieta, escrita por Willian Shakespeare entre os anos de 1591 e 1595. O enredo acontece na cidade de Verona, ao norte da Itália, Romeu da família Montecchio se apaixona por Julieta, da família rival, os Capuleto, na qual vivem um amor proibido.

Sendo um conto de ficção ou não, a Casa di Giulietta é uma das atrações que recebe muitos turistas em Verona. O edifício era de propriedade da família de Verona, os “Dal Capello” na qual possui o mesmo nome da rua onde está situado a Casa de Julieta, na Via Cappelo, no centro histórico da cidade, próxima a  Piazza delle Erbe.

O palácio de  três  andares foi construído no início do século 13 e  restaurado em 1935, já as janelas e o balcão foram construídos no século 20, para criar uma atmosfera ainda mais verdadeira em relação a estória de Romeu e Julieta.

Casa de Julieta, Verona

Casa de Julieta, Verona

Pátio – Casa de Julieta

Antes de entrar na casa e ao passar pelo corredor, sempre repleto de turistas, o que nos chama a atenção,  é que as paredes estão repletas por bilhetes e cartas de amor, escritas por visitantes de todo mundo  que visitam o local. Há todo tipo de bilhetes, desde pequenos papéis com nomes e corações até cartas maiores escritas em diferentes idiomas.

Os bilhetes são recolhidos duas vezes ao ano, antes do dia 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – o dia dos namorados na Itália) e 17 de setembro (data de aniversário de Julieta), os visitantes que chegam no local durante este período encontram as paredes com vários espaços vazios para colocar seus bilhetes de amor.  Visitei o local em junho, então as paredes estavam repletas por bilhetes.

Escritas por visitantes, Casa de Julieta – Verona

Ao passar pelo corredor chega-se ao pátio do edifício, um espaço aberto e onde vemos no alto o balcão da casa família Capuleto, de onde Julieta declamava juras de amor eterno a Romeu, segundo a obra de Shakespeare.

O pátio repleto de visitantes,  aguardam para fazer uma foto com uma das atrações do local, a estátua de Julieta. Segundo a lenda, tocar o seio da estátua trará sorte na vida e no amor.

Uma tradição entre os casais apaixonados é comprar um cadeado do amor, colocar o teu nome e o nome do amado ou amada e fechá-lo no portão de ferro ao lado da estátua da Julieta. Quando a parede estiver repleta de cadeados, estes serão retirados, mas o amor entre os casais permanecerá.

Criada em bronze, no ano de 1969 pelo escultor italiano Nereo Constantiti, a estátua original está situada no interior da Casa di Giulietta desde fevereiro de 2014. Antes desta data, a escultura ficava exposta no pátio da casa, mas devido ao desgaste após anos de exposição foi substituída por uma réplica.

No pátio há também uma pequena loja que vende lembranças do local.

Balcão onde Julieta declamava suas juras de amor para Romeu, Casa de Julieta – Verona

O balcão de Julieta, um dos locais muito disputado para fotos no interno da casa.

Estátua de Julieta, Verona

Os bilhetes que os visitantes de todo mundo deixam no local, Casa de Julieta – Verona

Cadeados do amor, Casa di Giulietta – Verona

Casa de Julieta, Verona

 

Interno – Casa de Julieta

Hoje em dia, o edifício de três andares funciona como um museu, ao visitar o interior encontramos em suas salas objetos em cerâmica renascentista de Verona, afrescos e pinturas nas paredes, móveis dos séculos 16 e 17. Em uma das salas estão a cama e vestimentas utilizadas no filme Romeu e Julieta, de 1968 do diretor italiano Franco Zeffirelli.

Em um dos andares da casa, há computadores disponíveis em gabinetes metálicos que reproduzem épocas antigas, na qual os visitantes podem enviar mensagens eletrônicas para Julieta. Porém a maioria das cartas recebidas pelas secretárias de Julieta são escritas a mão. Em Verona, funciona o Clube da Julieta , uma associação voluntária, veja o link aqui , na qual as voluntárias respondem as mais de 45 mil cartas endereçadas a Julieta todo ano.

Cenário em um dos salões, Casa de Julieta – Verona

Salão, Casa de Julieta – Verona

Casa de Julieta, Verona

Vestimentas utilizadas no filme Romeu e Julieta, de Franco Zeffirelli

Cenário utilizado no filme Romeu e Julieta, de 1968 do diretor italiano Franco Zeffirelli.

Sala na qual os visitantes podem enviar mensagens eletrônicas para Julieta

Cartas para Julieta

Vista para o Pátio, Casa de Julieta

Para aqueles que querem sentir parte do “cenário”, o Hotel Il Sogno di Giulietta, oferece reservas. Situado em frente á casa de Julieta, tem como vantagem desfrutar do pátio da Casa de Julieta com mais tranquilidade e privacidade antes de ser aberto ao público. À noite os portões da atração turística são fechados e os hóspedes possuem a possibilidade de ter o pátio da Casa de Julieta somente para eles.

 

Curiosidade, o filme “Cartas para Julieta” com a atriz Amanda Seyfried foi filmado na cidade. A associação “Clube da Julieta” relatados no filme respondem às  mensagens deixadas nos muros da casa.

 

  MAPA

Confira nos marcadores as atrações por Verona

 

CASA DE JULIETA

 Via Cappello, 29. Centro histórico de Verona.

 Bilhete: Gratuito ao pátio da casa. Para a visita interna da casa, o bilhete custa 6 euros.

 Horário de Visitação:  Segunda-feira: 13h30 às 19h30. Terça-feira à Domingo: das 8h30 às 19h30. Última entrada as  18h45.  O museu (visita interna) é fechado na manhã de 1 de janeiro e 25 de dezembro.

 Maiores informações : casadigiulietta.comune.verona.it e Clube de Julieta: www.julietclub.com/it/

 


Planeje sua viagem !

Faça as suas reservas e contrate os serviços através dos links de empresas parceiras do blog.

 Reservas de hospedagem, Booking. Pagamento feito somente no check-in e cancelamento antecipado gratuito.

  Seguro Viagem, SegurosPromo.  Informe o código promocional CIAOBELLAITALIA5 para garantir 5% de desconto. Para a Europa é obrigatório adquirir um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.  Solicite a sua cotação.

  Aluguel de Carros, RentalCars.com. Compare e consulte a reserva online com as principais locadoras do mundo.

  Passagens de trem pela Europa, RailEurope.

   Passeios turísticos pela Itália com agência especializada no idioma português, Bonjour Italie.

   Intercâmbio, cursos de idiomas na Itália e outros destinos, com a Beetrip.

   Roteiro personalizado de viagem criado sob medida. Conheça como funciona, aqui.

  Transferência | Envio de dinheiro ao exterior, Transferwise.

 

Nos acompanhe nas redes sociais:


Leia também:

Viaje por outras regiões na Itália:


Possui alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário. Obrigada!

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*