O QUE VER  REGIÃO SUL  

Roteiro de 3 dias na misteriosa Cagliari, na Sardenha

Por Patricia Zaina, em 27/04/2016

Cagliari, localizada ao sul da ilha da Sardenha, no mar mediterrâneo, é uma cidade totalmente única, com histórias da época medieval  e ao mesmo tempo jovem e cheia de vida com o povo simpático, gentil e de sorriso no rosto, além da excelente comida.  É um destino pouco explorado por brasileiros,  a maioria dos turistas são italianos e de viajantes de outros países provenientes da Europa.  Os arredores da cidade é rica de paisagens surpreendentes,  e praias de águas cristalinas.

É um local de fácil acesso seja por transporte aéreo ou marítimo. Para saber como chegar e se locomover por Cagliari,  leia este post aqui. Cheguei na ilha partindo de Bérgamo norte da Itália,  com a empresa aérea Ryanair, o tempo estimado do voo foi de 1h30. A temperatura no início do verão em julho era quente, 37 °C , com clima mediterrâneo.

Minha permanência em Cagliari foram por apenas 3 dias. Viajei sem nenhum planejamento, e sem saber ao certo o que encontraria, tinha apenas conhecimentos  que era uma região muito bela.  A passagem aérea e reserva do hotel foram compradas na noite anterior a viagem.

Ao chegar na cidade notei que era maior do que eu imaginava, percebi que havia muito o que ver, provar e visitar da capital e nos arredores, e estes 3 dias seriam insuficientes pelo o que o local tem a oferecer. É uma mescla de cidade com passado histórico, rica de tradições e ao mesmo tempo moderna, com gente jovem e uma natureza exuberante e praias de tirar o fôlego.

Se hospedar em Cagliari é uma boa base para conhecer a cidade e  outros locais da região. A Via Roma, é a principal rua do centro, larga,  de paralelepípedos e com palmeiras ao longo da via. Ao sairmos da estação de trem estamos na rua principal,  e do lado direito encontramos o Porto de Cagliari, onde chegam e partem navios para outras regiões da Itália.

Ao caminhar ao longo das arcadas da Via Roma, vemos o movimento dos bares, sorveterias e lojas que há nesta região, um local bastante frequentado por moradores e turistas durante o dia e  noite.

No esquina da Via Roma com a Largo Carlo Felice encontramos o edifício da rede italiana de departamentos La Rinascente, o shopping possui 06 andares distribuídos entre lojas de cosméticos e perfumes, moda e acessórios femininos e masculinos e acessórios para casa, algumas marcas que encontramos: Dolce & Gabanna, Giorgio Armani,  Louis Vuitton,  Prada,  Gucci, Bulgari,  Fendi,  Versace entre outras, o edifício possui  um sofisticado restaurante.

Via Roma – La Rinascente (direita) e Palazzo Civico (esquerda). Foto cedida por: Sardinia Off Road

Via Roma – La Rinascente. Foto cedida por: Sardinia Off Road

Nas pequenas ruas atrás da Via Roma, é onde estão alguns dos hotéis e bons restaurantes do Quartire storico delle Marina. Há sempre movimento nos restaurantes, principalmente à noite com mesas nas calçadas e música, um ambiente muito agradável e alegre.

  — O que fiz em 3 dias em Cagliari e nos arredores:

1 ° Dia: Centro histórico e passeio panorâmico pela cidade – Cagliari Bus Tour 

O centro histórico é dividido por bairros:

– QUARTIERE STORICO DELLA MARINA

Bairro histórico Marina.

Localizado próximo ao Porto e a Via Roma esta um dos bairros históricos de Cagliari,  o Quartiere Storico della Marina.  No passado, as construções eram utilizadas como armazéns e residências dos trabalhadores do porto e pescadores, hoje é um local com lojas, restaurantes, hotéis e há muitas igrejinhas próximas uma da outra; uma área charmosa da cidade.

Fiquei hospedada nesta área, de vielas pequenas e estreitas, na Via Cavour, uma área de fácil acesso para conhecer o centro histórico.

Algumas das ruas e praças conhecidas nesta região são: A Scaletta San Sepolcro, Piazza San Sepolcro, Via Dettori, Piazza Savoia, Via Napoli, Via Cavour, Piazza Martiri, Piazza Dettori , Via Manno,  as ruínas da Chiesa di Santa Lucia – Rovine, Chiesa de Sant´Eulalia e o museu arqueológico, são alguns dos pontos de interesse.

As ruínas da Chiesa di Santa Lucia , que ainda existem são da reconstrução do século 17 e estilo renascentista. A Chiesa de Sant´Eulalia  patrona da cidade espanhola Barcelona,  é uma das mais antigas igrejas do quarteirão da Marina, com estilo gótico-catalão, construída por volta  de 1370. Ao lado da igreja esta o Museu del Tesoro e area archeologica de Sant´Eulalia,  onde conserva-se todo o patrimônio histórico-artístico das igrejas de Santa Lucia, Sant´Eulalia e Santo Sepulcro de Cagliari.

Ponto de interesse:

  • Museu del Tesoro e area archeologica de Sant´Eulalia. (Museu do Tesouro e área arqueológica)

Via Vico Collegio, 2, na Piazza Sant´Eulalia

Horário de visitação: 10:00 às 13:00 e 17:00 às 20:00. Fechado as segundas-feiras

Ingresso: 4 euros. Há  opção de visita guiada.

– QUARTIERE STORICO STAMPACE

Bairro histórico Stampace . O nome do bairro deriva de palavras medievais ao expressar “bom desejos”,  “Stai in pace” (Fica em paz),  frase registrada em alguns antigos documentos  dos pisanos (população da República de Pisa, que no período  de 1060 e 1406 era um Estado independente), para conhecer um pouco mais da história da Sardenha, veja o post aqui.

No passado era residência de comerciantes, artesãos e pequena burguesia.  Localizado ao lado do bairro histórico da Marina.

Nesta área encontramos: O Palazzo Civico (Câmara Municipal), um palácio inaugurado em 1907, em estilo gótico ibérico, localizado na Via Roma, próximo a estação de trem e a Via Largo Carlo Felice.  Ao caminhar pela Via Largo Carlo Feliceé possível notar as fachadas de palácios antigos utilizados hoje em dia como agências bancárias, hotéis e algumas lojas. Continuamos subindo e chegamos na Piazza Yenne (Praça Yenne), um pouco antes passamos pela estatua de bronze do antigo rei da Sardenha, Carlo Felice, criada em 1830.

Via Roma: Palazzo Civico. Foto Cedida por: Sardinia Off Road

Encontramos alguns hotéis ao redor da Piazza Yenne , localizada na região do Largo Carlo Felice, nesta região há uma grande movimentação de pessoas, tanto durante o dia quanto de noite, para tomar um café,  aperitivo, comer algo ou saborear o sorvete, o ambiente possui uma boa atmosfera. A gelateria L´Isola del Gelato, é conhecida como uma das melhores sorveterias de Cagliari,  na Piazza Yenne.

A Chiesa Sant´Anna esta localizada nas imediações da Praça Yenne. Construída no fim do século 18, com estilo barroco.

Fachada da Igreja Sant´Anna

Já era final de tarde quando resolvi fazer o city tour panorâmico, da  Piazza Yenne  parte o ônibus que faz o passeio por Cagliari.

– PASSEIO PANORÂMICO – CAGLIARY CITY TOUR

O ônibus Cagliari City Tour está localizado ao lado direito da Praça Yenne, há uma placa informando a hora do próximo tour. Boa opção para quem tem pouco tempo na cidade.

Partimos da Piazza Yenne em direção a Via Roma, onde iniciamos com o Palazzo Civico di Cagliari (Câmara Municipal) continuamos pela Via Roma, e pouco depois do porto, avistamos o Santuario di Bonaria, localizado na Piazza Bonariauma igreja no topo de uma escadaria, em estilo barroco, do ano de 1324. A próxima parada foi o parque dos flamingos de cor rosa, Parque de Molentargius O ônibus faz uma pequena parada em frente ao parque para avistarmos os flamingos que estão próximos. Atualmente é uma região de reserva natural e desde 1993, o parque é morada dos flamingos e de uma colônia com mais de 10 mil pássaros.  Dali partimos para a parte alta da região, o ônibus faz uma parada de 10 minutos para apreciarmos a bela vista panorâmica do parque e da praia de Poetto ao fundo.

Santuário de Bonaria

Panorama Parque de Molentargius, Praia de Poetto (fundo) e Sella del Diavolo (direita)

O percurso continua para o centro histórico do bairro Castelo, de onde avistamos o Bastione Saint Remy, um gigantesco monumento nas cores calcário e branco com uma ampla escadaria principal e palmeiras no topo, foi construído entre 1899 e 1902, e em 1942, as escadarias foram danificadas pelos bombardeios da 2° Guerra Mundial. Seguimos para a Viale Buoncammino, um dos outros pontos panorâmicos de Cagliari, temos uma visão 360° da cidade; de lá retornamos para a Piazza Yenne, onde terminou o nosso passeio.

Para quem faz o passeio panorâmico no período da manhã, o tour passa pelo Anfiteatro Romano de Cagliari.

Pontos de interesse:

  • City tour Cagliari – ônibus turístico

Horário : Todos os dias, a partir das 9:30 horas

Partida e Chegada: Praça Yenne – Quartiere Storico Stampace

Duração: 01 hora

Bilhete: 10 euros

www.citytourcagliari.com

telefone: 800-424850

Oferece serviço de áudio nos seguintes idiomas: italiano, inglês, francês, alemão e espanhol.

  • Parco di Molentargius – Saline 

Infopoint : Ponto de Informação

Edificio: l’Edificio Sali Scelti. Endereço: Via La Palma snc, Quartu S. Elena – Via Don Giordi, Cagliari

horário do infopoint: de segunda a sexta-feira: das 8:30 às 19:30. sábado e domingo: 9:00 às 20:00.

telefone:  070/37919201

e-mail: infopoint@parcomolentargius.it

www.parcomolentargius.it

 

2 ° Dia: Praia Poetto e centro histórico: Shopping de rua e Quartiere Castello 

Manhã

– PRAIA DE POETTO

Praia com 8 quilômetros de extensão,  urbana de areias claras, mar calmo e transparente, esta  localizada entre o centro de Cagliari e o Quartu Sant´Elena, onde esta o parque de salinas – Molentargius.

No início do verão o local é bastante frequentado, por famílias e amigos.   À beira mar  há vários quiosques e bares para aqueles que preferem apreciar o local e tomar alguma bebida ou aperitivo.  É uma região onde há várias pessoas praticando esportes:  seja andando de bicicleta ou corrida.

Próximo dali fica a Marina Piccola, um pequeno porto, local agradável para um passeio. Durante o verão e à noite o local é agitado com música nos bares.

A região oferece estacionamentos para aqueles que chegam de carro.

Praia de Poetto

Torre espanhola do século 16. Era utilizada como forma de proteção costeira. Cagliari – Praia de Poetto

Como chegar de transporte público:

No centro de Cagliari na Via Roma, sentido oposto a estação de trem,  em frente ao porto Molo Dogana  ou ao ponto de informação turística Molo Sanità , tomar o ônibus Linea PQ ou Linea PS, o tempo estimado é de 20 minutos. O bilhete ida e volta pode ser comprado na  tabaccharia – pequenas lojas onde vende revista, jornal, bilhete de trem, ônibus,  localizada na Via Roma. No site da CTM Cagliari, é possível consultar o horário e trajeto do ônibus.

Linha Poetto Express: 

Durante a alta estação, entre meados de julho nos fins de semana e, em agosto todos dias, opera a linha Poetto Express que faz o percurso do centro Via Roma até a praia de Poetto. Freqüência a cada 15 minutos. Veja o trajeto no site da empresa de  transporte público: CTM Cagliari.

Tarde

Conhecer as principais ruas de compras, nos bairros da Marina e Villanova e o bairro histórico do castelo.

– VIA MANNO (QUARTIERE MARINA)  E VIA GARIBALDI (QUARTIERE VILLANOVA)

A Via Giuseppe Manno é uma das principais ruas de compras, é bastante movimentada com lojas de roupas, calçados e negócios variados. A  Zara, Benetton e La Gardenia são algumas das lojas que encontramos nesta área. Fica próxima a Piazza Yenne, subindo em direção ao Bastione de Saint Remmy. A Via Guiseppe Garibaldi é outra rua de comércio muito conhecida, localizada em frente ao Bastione de Saint Remmy, na Piazza Costituzione, no bairro Villanova

– QUARTIERE VILLANOVA

Bairro Villanova, é o mais recente entre os demais bairros históricos da cidade. No passado era habitado por camponeses e agricultores que trabalhavam no campo que existia nesta área. Hoje em dia, edifícios residencias, igrejas e comércio são predominantes no local.  Alguns pontos de interesse, a arquitetura dos edifícios históricos restaurados, lojas design e a Via Garibaldi, uma das principais ruas para compras nesta região.

– QUARTIERE STORICO DI CASTELLO

O bairro histórico do castelo esta localizado entre os bairros: Marina, Stampace e Villanova. É o principal bairro histórico do centro de Cagliari.  Fica no alto de colina calcária. Conheça neste post aqui, um pouco da história cidade.

Alguns pontos de interesse do bairro medieval:

Bastione de Saint Remmy um grandioso monumento construído para proteger a cidade, localizado na Viale Regina Elena, na Piazza Costituzione. Estava fechado para reforma no período que estive na cidade.  Nota-se que no alto possui um amplo espaço aberto, onde normalmente de seus terraços acontece apresentações de dança e musicais, além da vista panorâmica da cidade.

Viale Regina Elena uma área mais arborizada da cidade, belos jardins com vista panorâmica para a baia de Cagliari.

Panorama de Cagliari

Ainda na Viale Regina Elena, encontramos o Ascensore Unione Sarda, um elevador gratuito, que nos leva até outro ponto panorâmico da cidade, o Terrazza Umberto I, de onde vemos o bairro Villanova e o Golfo de Cagliari.

Imediações Terrazza Umberto I – Quartiere Castello

O que encontramos nos arredores:

Porta Cristina na Vialle Buoncammino, construída em 1825 faz conexão do bairro do Castelo com a Via Buoncammino.

Imediações da Porta Cristina – Quartiere Castello

Cattedrale di Santa Maria di Castello, localizada na Piazza Palazzo, foi construida em 1255 e dedicada a Santa Maria. A arquitetura é de estilo medieval e internamente é dividida em 3 naves. Ao redor da catedral e da praça há várias ruazinhas estreitas interessantes,  para aqueles que gostam de fotografar.

Catedral de Santa Maria, Piazza Palazzo

Torre dell´Elefante, é a segunda mais alta torre medieval da cidade, a primeira é a Torre di San Pancrazio. Construída em 1307 era utilizada como prisão.  Após subir as escadarias e chegarmos ao topo, temos uma vista da cidade e do porto de Cagliari. Localizada próxima a Università Degli Studi Cagliari.

Torre dell´Elefante. Recebe este nome por possuir uma pequena escultura de elefante, no lado externo

Topo Torre Dell´Elefante. Após subir os 31 metros de altura, temos como panorama o centro histórico e porto de Cagliari

Pontos de interesse:

  • Torre dell´Elefante

Piazza San Giuseppe – Quartiere Castello

Horário de visitação: 9:00 às 17:00, de segunda a domingo

Ingresso: 3 euros.

3 ° Dia: Tour nos arredores de Cagliari, com Sardinia Off Road

Para conhecer as regiões afastadas a melhor forma é de carro ou empresas que organizam passeios com duração de um dia pela região de Cagliari. No próprio hotel solicitei o serviço de guia, pois assim teria a oportunidade de conhecer a história do local com quem realmente vive lá, e me indicaram a empresa Sardinia Off Road, operada pelo prestativo guia Gigi que possui grandes conhecimentos da região,  no qual explicava todas as minhas curiosidades sobre os lugares visitados e a história da Sardenha.  Como foi um tour privado, em um único dia tive a oportunidade de conhecer diferentes regiões, com belíssimas paisagens pela costa litorânea com um hipnotizante mar azul turquesa e outros em meio a natureza. Visitamos parques regionais, sítios arqueológicos, praias e as cavernas de Su Mannau.

Regiões visitadas: 

Partimos pela manhã e fomos conhecer a região montanhosa no Parco dei Monti dei Sette Fratelli (Parque dos Sete Irmãos), para chegar até lá cruzamos um riacho, a paisagem durante o percurso é exuberante. É uma área que ocupa cerca de 10.000 hectares entre florestas, vegetação mediterrânea e cascatas. O parque fica entre três colinas: Monte Genis (979m),  Punta Seperddì (1067m) e o Sette Fratelli (1016m) , sendo o Monti Sette Fratelli o núcleo principal e central da floresta.

Parque Sette Fratelli

Parque Sette Fratelli. Foto cedida por: Sardinia Off Road

Saímos de lá e  fomos conhecer o sítio arqueológico Tomba di giganti di Is Concias, também conhecida como Sa Domu ‘e s’Orku, foi construído no período do século 13 -14  a.c, era utilizado como câmara funerária. Seu interior possui 8 metros de comprimento e altura aproximadamente 1,80 metros, é possível entrar no interior, onde observa-se um bom estado de conservação.

Tomba di giganti. Foto cedida por: Sardinia Off Road

Continuamos o tour e seguimos pela costa litorânea com paisagens naturais surpreendentes, até chegar na região de Villasimius,  local de mar transparente, águas calmas e temperaturas mornas.  Uma das belas praias do local é Spiaggia del Riso, (Praia de Arroz) , recebe este nome porque a areia é formada por pequenos grãos transparentes que se assemelham a grãos de arroz. Percorremos a costa com algumas paradas para fotografar o encanto que a região oferece.

Villasimius

Paisagens na costa litorânea

Panorama da costa litorânea

No período da tarde fomos conhecer a Grotta di Su Mannau, em Fluminimaggiore, distante 134 km da região de Villasimius e 85 km de Cagliari.  Mas antes,  passamos por incríveis paisagens em meio a natureza, como o Complexo Florestal Marganai, parque regional com um pouco mais de 3600 hectares.  Há pequenos rios no  local, com mata mediterrânea e flora é rica em espécies.  A fauna é representada por diferentes tipos de animais como javali, falcão, entre outros.

Floresta Marganai

Marganai

Continuamos o passeio, e fizemos uma breve parada nas imediações  do  Villaggio Minerario Rosas, uma vila mineradora, aberta em 1851,  onde os principais minerais extraídos foram: chumbo, zinco e pirita. Hoje em dia, há um museu aberto para visitação que conta a história da mineradora. Não entramos no museu, e seguimos o tour para as cavernas de Su Mannau.

Construção da vila mineradora. Foto cortesia por: Sardinia Off Road

Chegamos na região da Grutta di Su Mannau, na área externa encontramos o estacionamento e um pequeno restaurante onde compramos o bilhete para a entrada na caverna.  O percurso Rota turística, é feito com um guia local, grande conhecedor da área e explica sobre a formação, extensão e constituição das cavernas. A caverna é uma das mais antigas do mundo, interessante pela sua arqueologia e espeleologia. A área interna é composta por amplas e espetaculares salas, passando por túneis longos e uma grande quantidade de poços e pequenas cachoeiras. O local possui 8 km de extensão e a parte aberta para o turismo é de 500 m, com iluminação, passarelas e escadarias suspensas onde é possível admirar os poços. Em uma das galerias, há achados de objetos arqueológicos como cerâmica e pedra. O guia nos conta, que em um dos poços vive uma pequena espécie rara de crustáceo com 1 cm de comprimento, branco e sem olhos. Após percorrer por quase 1 hora as galerias e caminhar por pelas passarelas, o tour chega ao final. Um passeio surpreendente.

Interno – Grutta di Su Mannau

  • Grotta di Su Mannau

Via Vittorio Emanuele, 3 – Fluminimaggiore

Bilhete: 10 euros

Duração: 1 hora – visita guiada

Horários: 9:00 às 17:30 (segunda-feira de pascoa até 30 de junho). 9:00 às 18:30 (1 de julho até 30 outubro). novembro até março: necessário agendar.

www.sumannau.it

No início do verão o sol se põe por volta das 20:00 horas, e já era fim de tarde quando chegamos na Praia de Masua, em IglesiasPara chegar até a areia, descemos alguns degraus de uma escada em madeira e, encontramos uma pequena praia charmosa, com mar calmo, transparente e temperatura agradável.  Há pequenos bares, restaurantes ao redor da praia.

É um dos lugares encantadores para apreciar o pôr do sol e uma bela vista para o Pan di Zucchero (Pão de Açúcar), uma superfície rochosa no meio do mar.

Pan di Zucchero, Praia de Masua. Foto cortesia: Sardinia Off Road

Na Praia de Masua também encontramos no alto de uma superfície rochosa o Porto Flavia, uma antiga mineradora de extração de chumbo e zinco, e hoje em dia funciona como um museu.

Fim de tarde, em Masua. A região é repleta de belas paisagens

Já era início da noite, quando o tour terminou. Retornei ao hotel e depois fui  jantar em um dos restaurantes típicos da região.

 

SAIBA MAIS
  •  HOSPEDAGEM

Fiquei hospedada no Hotel Dedoni, no bairro Marina. Uma ótima localização para conhecer  o centro histórico de Cagliari.  Próximo a Via Roma  e aos bons restaurantes das imediações. O proprietário do hotel Luigi,  e Elena que faz parte da equipe, foram muito solícitos e gentis.  O mesmo proprietário possui um recém inaugurado hotel na Praia de Poetto, o Hotel Villa Sveva, no dia da inauguração, fui convidada a visitar o novíssimo hotel, com decoração inspirada nas cores do mar e do verão, veja o post sobre este hotel, aqui.

Hotel Dedoni

Via Cavour, 69a – Marina – Cagliari

www.gruppodedoni.it

email reservas: info@hoteldedoni.it ou através do booking aqui

 

  •  RESTAURANTE

Nas imediações do bairro Marina, ambos restaurantes sugeridos possuem bons preços de boa qualidade e ótimo ambiente.  É uma área muito frequentada para o jantar, para não aguardar, solicitar a reserva antes ou chegar antes do movimento.

Restaurante e Pizzaria Sa Schironada

Comida tipica sarda a base de carne e peixe, mas há outras opções como massas e risotos.

Via Baylle, 39 – Marina – Cagliari (próximo a Via Cavour e depois da Via Napoli)

Aberto para almoço e jantar.

Grande movimento para o jantar, para não aguardar, o hotel fazia a reserva antecipada.

Restaurante Su Cumbidu

Comida tipica sarda, mas há outras opções.

Via Napoli, 11/13 (próximo a Via Roma)

telefone: +39/070.670.712

Aberto para almoço e jantar.

 

  •     TOUR – PASSEIOS

Passeio de um dia de duração nas imediações de Cagliari. É uma excelente opção para quem quer conhecer as regiões nos arredores de Cagliari e um pouco da vida na Sardenha.

Sardinia Off Road Tours

Telefone: +39/ 329 712 4194

e-mail: info@sardiniaoffroad.com

facebook: /sardiniaoffroad1

Idiomas: italiano, inglês, espanhol.


Leia também:

Conheça outros posts no blog sobre Cagliari:

  • O charmoso hotel boutique Vila Sveva, na praia de Poetto, em Cagliari.
  • Planeje sua viagem por Cagliari: como chegar, se locomover, clima atual e um pouco da história da cidade.
  • Um passeio pela paradisíaca Su Giudeu em Chia, ao sul da Sardenha.

Viaje por outras regiões da Itália:


O conteúdo deste post foi criado pela Ciao Bella Itália, baseado nos serviços utilizados por nós. Não temos nenhum tipo de vínculo comercial com os serviços ou empresas citadas neste texto. e também não recebemos nenhum tipo de remuneração pelo nomes das empresas citadas. Clique aqui, e veja nossa politica de monetização, ou qualquer dúvida entre em contato conosco.


Possui alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!  Obrigada!

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*