PASSEIOS  REGIÃO NORTE  

Roteiro – O que visitar em Brescia

Por Patricia Zaina, em 09/06/2019

Situada ao norte da Itália, na região da Lombardia, próxima as cidades de Milão e Bérgamo, Brescia é conhecida como “Leonessa d´Italia”, em razão do herói resistência contra o Exército Austríaco.

Fundada durante o império Romano, é uma das cidades mais antigas da Lombardia e possui uma forte herança arquitetônica e cultural. Alguns de seus monumentos são considerados Patrimônio Histórico pela Unesco, como as escavações romanas localizadas na Piazza del Foro, no centro histórico.

Brescia conta com um pólo industrial numeroso, é a quinta maior cidade da Itália em termos de concentração urbana, atrás somente de Milão, Roma, Nápoles e Turim.

Panorama do centro de  Brescia

Panorama de Brescia | Vista dos arredores do Castelo Medieval

No verão, durante o mês de julho as temperaturas são mais altas e há uma maior concentração de turistas. Um passeio pelo centrado e agradável centro histórico, notamos o colorido das flores que surgiram na primavera e continuam decorando as janelas da bela cidade.

Florido de  Brescia

Brescia

Antes das 9:00 da manhã, o comércio e as atrações do centro histórico estão fechadas e não há muitos turistas pelas pequenas ruas do centro, sendo uma boa oportunidade para usufruir da cidade com mais calma e apreciar a vida dos moradores de Brescia em seu cotidiano. Como acontece em outras cidades italianas e europeias, a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado.

Brescia pela manhã

Passeio a pé pelo centro histórico

Parti da estação de trem de Bérgamo, o trajeto até Brescia é de aproximadamente 1 hora, em trem regional e 50 minutos em trem mais veloz. O centro comercial de Brescia é próximo à estação de trem, cerca de 10 minutos até a Corso Palestro, uma das principais ruas, onde estão as refinadas lojas italianas, sendo uma ótima opção para compras na cidade. Ainda nas imediações fica a Corso Giuseppe Garibaldi, pequena rua de comércio local.

Como cheguei cedo na cidade, a maioria das atrações do centro estavam fechadas, decidi visitar primeiro o Castelo de Brescia, na parte mais alta da cidade. O caminho é todo sinalizado partindo do centro histórico. Aqui no site há um artigo sobre a visita ao Castelo Medieval de Bréscia que  nos dias atuais funciona como museu.

 

Sugestões – o que conhecer em Brescia

 

Piazza del Foro

Situada no centro histórico de Brescia, a Piazza del Foro, é uma das importantes praças de Brescia, foi construída nas ruínas da antiga praça romana e herdou o seu nome. A característica particular desta praça é a de estar ligeiramente inclinada, já que é construída nas encostas da colina de Cideo, em frente a edifícios de diferentes épocas que testemunham a história da cidade.

Templo Capitolino (Il Capitolium)

Localizado no centro histórico de Bréscia, o templo Capitolium é dos importantes vestígios romanos do período em que Brescia(Brixia), estava sob domínio romano.

Construído pelo Imperador Vespasiano, em 73 d.C, era dedicado aos deuses Giove (Júpiter), Giunone (Juno) e Minerva – as três divindades do “Tríade Capitolina” – os três deuses a quem um templo foi dedicado na colina do Capitólio em Roma. O Templo Capitolino é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade.

Para visitar o interior é necessário a compra do bilhete que permite visitar o Anfiteatro Romano.

Endereço:

Dias e horários de funcionamento: Terça-feira à Sexta-feira: 9:00-17:00. Sábado, domingo e feriado:  10:00-18:00.

Teatro Romano

Situado ao lado do Capitolium é do século 1 – 3 d.C., no local estão as ruínas do Teatro Romano, um dos vestígios romanos do norte da Itália. Durante o período romano, era utilizado para eventos, no qual recebeu cerca de 15.000 espectadores.

Começou a ser construído no período “Augustea” e seguiu pelo período “Flavia”.  Durante o século 19, enquanto faziam escavações foram encontradas as ruinas do teatro.  O Teatro Romano é considerado Patrimônio Histórico da Unesco., desde 2011.

Endereço:

Dias e horários de funcionamento: Terça-feira à Sexta-feira: 9:00-17:00. Sábado, domingo e feriado:  10:00-18:00.

Teatro Romano,Brescia

Teatro Romano, Brescia

 

Chiesa del Santissimo Corpo di Cristo

A Igreja do Santissimo Corpo de Cristo, é também conhecida  como Chiesa di San Cristo, e esta localizada na Via Giovanni Piamarta, no topo da escadaria que, para os que partem a pé do centro histórico pela Via Musei, primeiro chegará à igreja e depois no castelo medieval da cidade.

Foi construída na segunda na segunda metade do século 15 e faz parte do anexo do mosteiro que sobreviveu intacto, incluindo três claustros. No interno possui afrescos do século 16 por Benedetto da Marone e posteriormente ampliada e enriquecida por Pietro Maria Bagnadore.

É chamada de  Capela Sistina de Brescia, dadas as semelhanças internas cenográficas com a obra de Michelangelo na Capela Sistina  de Roma.

Endereço:

Fachada Igreja del Santissimo Corpo di Cristo, Brescia

 

Torre della Pallata

Situada na Corso Giuseppe Garibaldi, no centro da cidade, a Torre della Pallata, é um dos pontos de interesse.  Construída por volta dos anos de 1254   a torre possui 32 metros de altura. Na construção foram utilizados os restos do edifício romano em defesa da Porta di San Giovani. Nos anos de 1400 para celebrar a riqueza de água na região de Brescia, foi inclusa uma fonte a torre medieval.

Anexo à torre, encontra-se a Fontana della Pallata, na qual existem duas imagens representando os dois rios de Brescia: Mella e Il Garza.

Torre della Pallata, ao fundo.

 

Piazza della Loggia

Praça de grande beleza arquitetônica, o Palazzo della Loggia, é a sede do poder civil da cidade – o edifício da prefeitura. Começou a ser construído no ano de 1492 e foi finalizado somente 4 séculos depois.

O primeiro andar o acesso é livre, e é utilizado para exposições locais. Não deixe de conferir a bela escadaria e os afrescos do teto.

Endereço :

Palazzo della Loggia na Piazza della Loggia

Torre dell´Orologio

Situado também na Piazza della Loggia, no lado oposto do palácio, vimos a Torre dell`Orologio, uma réplica da torre do relógio que fica em Veneza, na Piazza de San Marco.  A torre foi construída em meados do século 14 e o relógio durante o século 16, que ainda marcam as horas no sino, desde 1581 até os dias atuais.

Chiesa Santa Maria Dei Miracoli 

Em estilo renascentista a fachada da igreja Santa Maria dei Miracoli, é construída em mármore Botticino. A construção do santuário foi iniciada em 1488 e a parte central da fachada foi concluída em 1493-1500, já a parte interna em formato quadrado foi concluída em 1560. No século 17 as cúpulas foram concluídas e o interior da igreja decorado com gesso e afrescos. Porém em 1945 os afrescos foram destruídos por bombas.

Endereço:

Santa Maria Dei Miracoli, Brescia

 

Duomo Nuovo 

Conhecida também como Cattedrale di Santa Maria Assunta, é a principal catedral da cidade que substituiu a antiga catedral românica. Apresenta uma fachada em estilo barroco, monumental e uma grandiosa cúpula, é a terceira maior da Itália. O interior conta com três grandiosas naves sustentadas por colunas e pilastras com ares neoclássicos.

Projetada pelo arquiteto Giovan Battista Marchetti, de Brescia, foi construída no ano de 1603, embora o templo não foi concluído até o século 19.

Endereço:

Duomo Vecchio

Conhecida como “La Rotonda”, a catedral velha é um dos belos edifícios para ver em Brescia. Construída no século 9, em estilo românico, apresenta na sua construção um formato redondo, algo incomum em catedrais com arquiteturas românicas.

No lado interno possui vários tesouros, como as tumbas em mármore vermelho e uma cripta. Parte do subsolo é aberto para visitação, onde estão os mosaicos da antiga igreja Paleocristã, onde estava o templo românico.

Situada ao lado do Duomo Nuovo, no século 19 alguns acréscimos ao edifício foram totalmente removidos, restando apenas a Cripta de San Filastrio.

Endereço

À direita: Torre della Pallata, Igreja Santa Maria dei Miracoli , Duomo Nuovo, Duomo Vecchio, na Piazza Paolo VI

Complexo Palazzo Brotello

Conhecida como “Palazzo della Ragione” , funciona como edifício municipal de Brescia. Com uma arquitetura em estilo românico-gótico, foi construído entre os anos de 1223 e 1298.
A construção possui vista para a Piazza Paolo VI, com um complexo de edificios dispostos em quadrilátero em torno de dois pátios.

Vista através dos porticos, Palazzo Brotello

Endereço:

 

  MAPA

Confira nos marcadores as atrações por Brescia


Planeje sua viagem !

Faça as suas reservas e contrate os serviços através dos links de empresas parceiras do blog.

 Reservas de hospedagem, Booking. Pagamento feito somente no check-in e cancelamento antecipado gratuito.

  Seguro Viagem, SegurosPromo.  Informe o código promocional CIAOBELLAITALIA5 para garantir 5% de desconto. Para a Europa é obrigatório adquirir um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros.

   Passeios turísticos pela Itália com agência especializada no idioma português, Bonjour Italie.

   Intercâmbio, cursos de idiomas na Itália e outros destinos, com a Beetrip.

 

Nos acompanhe nas redes sociais:


Leia também:

Sugestões do que fazer:

Em Brescia:

Nas imediações de Brescia:

  • Visitar Bérgamo: a cidade dividida em duas –  a Cidade Alta e Cidade Baixa. Saiba oque fazer na cidade através deste artigo aqui.
  • Planejar sua viagem por Bérgamo, como chegar e  se locomover pela cidade.
  • Passear por Sirmione no Lago di Garda, leia aqui como chegar e o que fazer no Lago di Garda.
  • Roteiro de 1 dia em Verona em 10 atrações.
  • Planejar sua viagem por Verona: como chegar, se locomover,  a temperatura atual e um pouco da história da cidade.

Viaje por outras regiões da Itália:

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*