Região Sul

CAGLIARI

Por Patricia Zaina, em 16/03/2016

Com clima mediterrâneo e contraste de cores, é uma terra rodeada por praias paradisíacas de tom azul turquesa e águas cristalinas de temperaturas agradáveis, uma região de encanto de natureza selvagem e rica em tradições. Cagliari é uma cidade moderna e repleta de histórias, é a capital da segunda maior ilha do Mediterrâneo, ao sul da Sardenha.

Masua

Masua, panorama

É um destino turístico muito procurado por suas atraentes praias e por sua atmosfera, mas a região oferece outras atrações como: as belas montanhas no Parco dei Sette Fratelli (Parque dos Sete Irmãos), as cavernas na Grotta di Su Mannau, o sítio arqueológico Tomba dei Gigante (Tumba dos Gigantes) e o parque natural de flamingos de cores rosa, o Parco di Molentargius; além do centro histórico da cidade com seu rico passado e monumentos medievais.

Parque dos Sete Irmãos e Porto Flavia (imagem porto flavia: pinterest)

Nos arredores de Cagliari, um pouco mais distante da capital, fica uma das mais bonitas praias da Sardenha,  a Punta Molentis na Vilassimius;  já na região de Masua encontramos o Pan di Zucchero (Pão de Açúcar), uma rocha com 133 metros de altura que sai do mar, nesta mesma área no topo da montanha encontramos o Porto Flavia, uma antiga mineradora com túneis internos utilizados para transportar os minerais da região diretamente para os barcos, hoje em dia não funciona mais,  e somente é aberto para visitação mediante reservas. Próximo ao centro de Cagliari encontramos a principal praia da cidade a Praia Poetto, uma praia urbana, com bares à beira mar, extensa, limpa, de areia clara e águas calmas e claras.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Cagliari é a maior cidade da ilha de Sardenha, é uma região antiga que foi habitada por diversos povos que influenciaram a sua cultura e costumes. Foi fundada pelos fenícios há mais de 2000 anos , invadida diversas vezes ao longo dos séculos por cartagineses, romanos, bárbaros, pisanos, espanhóis , piemonteses até a unificação da Itália.

Com uma localização favorável, servia de proteção contra os invasores,  e suas altas colinas serviam de abrigo.  Situado no topo da cidade, o bairro medieval esta na área  Il Quartiere Castello, onde estão algumas das principais atrações. Nesta região é possível caminhar entre os muros da cidade, onde pedras de calcário são dominantes na arquitetura, criando um belo contraste.

Centro histórico de Cagliari – Quartiere Storico delle Castello

Viale Regina Elena – bairro medieval no centro histórico. Panorama do Golfo de Cagliari

Panorama Marina

Cagliari é uma cidade única e surpreendente, pelo seu precioso passado histórico e por sua natureza. É um ótimo destino para ser conhecido em qualquer época do ano.

 

ONDE FICA

Cagliari, está localizada ao sul da ilha da Sardenha, no mar Mediterrâneo, a oeste da Itália.

 

COMO CHEGAR

AEROPORTO

Em Cagliari, na costa Sul da ilha, o principal aeroporto é o Cagliari Elmas. Localizado a 7,5 km do centro da cidade. As empresas lowcoast Ryanair e EasyJet, oferecem voos regulares com os principais aeroportos italianos e europeus.

Como chegar do aeroporto ao centro da cidade?

transport-1Trem

A estação de trem Trenitalia faz ligação com o aeroporto de Cagliari Elmas. Consulte aqui, o horário de chegada e partida do aeroporto.

Do Aeroporto de Elmas para a estação Central de Cagliari, o trajeto leva 9 minutos e o bilhete custa 1,25 euros em trem regional.

Em Cagliari, a estação central fica na Via Roma.

transport-2 Táxi

Na saída do aeroporto e leva 10 minutos até o centro. Valor 15 euros.

 BALSA 

O Porto de Cagliari está localizado na área histórica da Marina e central da cidade, próximo a Via Roma.  A companhia italiana de navegação  Tirrenia, sede em Cagliari faz o percurso. Conexão de fácil acesso para outras cidades italianas, como: Gênova, Palermo, Nápoles e do porto de Civitavecchia, no litoral de Roma. O tempo estimado do trajeto é Palermo: 12 horas, Nápoles: 14 horas e do porto de Roma: 13 horas.

COMO SE LOCOMOVER

A rede de transporte público é composta por : ARST metro, CTM Cagliari – ônibus urbano,  ARST – ônibus que conecta a outras cidades próximas a Cagliari.

– Centro histórico: o centro histórico é compacto, fácil acesso e alguns pontos íngremes. Para visitar as atrações, a pé é a melhor maneira ou há uma opção de fazer  o tour guiado com o trenzinho “Trenino Cagliaritano” , bilhete custa 8 euros (adulto).

– A praia de Poetto (praia urbana de Cagliari): é de fácil acesso para quem chega de transporte público. No centro de Cagliari pegar o ônibus urbano na Via Roma, uma das principais rua da cidade. Para quem chega de carro a Paraia de Poetto, é fácil encontrar local para estacionar.

– Para explorar as regiões mais afastadas, a única forma é através de aluguel de carros ou contratar as agências de viagem locais, que oferecem os passeios a um preço convidativo, com duração aproximada de um dia.

INFORMAÇÃO TURÍSTICA

Infopoint em Cagliari:

Dica: Pegar o mapa e informativos de eventos ou festas na cidade.

– Na área de Arrivi (Chegada), no Aeroporto Cagliari Elmas. Horário de funcionamento: todos os dias da semana, de segunda-feira a sexta-feira das 9:00 às 18:00, sábado e domingo: das 9:00 às 20:00.

– Infopoint Porto- Molo Sanità, na Via Roma na calçada ao lado do mar. Horário de funcionamento: aberto somente quando as balsas chegam a Cagliari.

– Palazzo Regio, na Piazza Palazzo, 2  – Próximo à estação de trem, no centro de Cagliari.  Horário de funcionamento: das 10:00 às 18:00. Fechado as segundas-feiras.

– Piazza Constituzione, no centro histórico próximo ao Bastione de S. Remy. Horário de funcionamento: das 8:00 às 20:00.

  TEMPO EM CAGLIARI

Previsão para os próximos dias:

 

  NA REDE

Site Oficial de Turismo e Cultura em Cagliari: Cagliari Turismo e Cagliari Cultural

 

O QUE FAZER EM CAGLIARI E IMEDIAÇÕES

Confira a nossa sugestão:

  • Roteiro de 3 dias na misteriosa Cagliari, na Sardenha, leia aqui.
  • Um passeio pela baia de Chia, leia aqui .

 

 UM PASSEIO POR OUTRAS REGIÕES DA ITÁLIA

 

Compartilhe: