Região Sul

ISCHIA

Por Patricia Zaina, em 30/05/2016

Cercada por praias de areias douradas e com um clima temperado durante quase todo ano, a ilha de Ischia, na baia de Nápoles, é conhecida por suas nascentes termais e águas de temperaturas agradáveis ricas em propriedades terapêuticas conhecidas desde os tempos da antiga Roma.

De origem vulcânica, possui vários centros termais que oferecem tratamento à base de lama, mas não são as únicas atrações da ilha. É conhecida também por suas agradáveis praias de mar transparente e calmo, como praia de San Francesco, no município de Forio que convida a prática de mergulho, e para os apaixonados por trekking são realizadas excursões para o Monte Epomeo, com seus 789 metros.

Chamada de Isola Verde (Ilha Verde) por sua vegetação exuberante e pelos belos jardins botânicos espalhados pela ilha, como Giardini Ravino, com diversas espécies de suculentas e cactos, e o Giardini La Mortella, com mais de mil espécies de plantas mediterrâneas e tropicais. Leia nosso post aqui, para saber mais sobre o La Mortella.

Forio, Ischia

paisagem, Forio d´Ischia

A ilha já serviu de cenário para gravação de alguns filmes como: Cleópatra, de 1963,  O Talentoso Ripley, estrelado por Matt Damom, Jude Law e Gwneth Paltrow, no ano de 1999, do cineasta inglês Anthony Minghella, e o mais recente filme americano Enquanto houver amor, de 2012 da diretora Kait Coiro.

Ilha Ischia

Castello Aragonese – serviu de locação para filmes

ISCHIA – UM POUCO DE HISTÓRIA

É uma ilha de origem vulcânica com presença de fumarolas – buracos no chão que expele gases vulcânicos, possui fontes termais conhecidas desde a antiguidade.

No passado muitos moradores precisaram abandonar a ilha por causa das erupções que surgiam de suas crateras.

No século 6 a.C foi um destino que reuniu os primeiros colonos gregos, e no século 5 chegaram os Siracusi. Mais tarde a ilha foi cobiçada pelos romanos.

A atividade vulcânica continuou até 1301, ano da última erupção do Monte Epomeo, que com seus 788 metros representa o pico mais alto da ilha.

O local passou por diferentes domínios: dos D´Avalos, depois em 1734 vieram o comando dos Borbouns e em 1806 passou a ser ocupada pelos franceses. Em 1860, com a chegada de Garibaldi a Nápoles, Ischia associou-se à Itália.

A ilha sofreu inúmeros terremotos, no ano de 1883 fez mais de 2000 vítimas no município de Casamicciola.

Hoje em dia a região oferece boas perspectivas para o turismo, conhecida pelos seus banhos termais, águas de temperaturas agradáveis, clima seco, vegetação fértil e exuberante.

ONDE FICA

Localizada no sul da Itália, na região da Campânia. É a maior das três ilhas que compõe a baia de Nápoles (Capri, Ischia e Procida), no mar Tirreno.

COMO CHEGAR

 BALSA 

Ischia faz conexão com outras localidades italianas como: Sorrento, os portos na cidade de Nápoles e províncias Pozzuoli e Mergelluna. Da ilha de Capri e Procida. Faz ligação com outras regiões da Itália, como Ponza e Ventotene, no Lazio.

  • Transporte Marítimo – Nápoles e Ischia

Em Nápoles e Ischia há dois tipos de transportes marítimos que realizam a travessia:

Ferry Traghetto: carros e pessoas. O tempo estimado do percurso é de 1:50, e o bilhete custa cerca de 15 euros, veículo não incluso. Operado pelas companhias de navegação: Caremar e Medmar.

Barcos Rápidos (Aliscafo): somente pessoas.  O tempo estimado do percurso é 50 minutos, e o bilhete custa cerca de 19 euros. Operado pelas companhias de navegação: Alliauro e Snav.

Os bilhetes podem ser comprados na bilheteria do porto, de preferencia antecipados. Para consultar os horários, preços e tipos de embarcações clique aqui. (Empresa da rede de serviços de balsas – traghettiservice).

 

Como chegar e partir de Ischia?

ISCHIAPORTOS EM ISCHIA

Portos comercias: Ischia ou Ischia Porto – o principal porto da ilha, Forio e Casamicciola. Os barcos de passeio utilizam os portinhos em:  Lacco Ameno, San Angelo.

De Ischia Porto e Casamicciola: partem os barcos rápidos (Aliscafi) e os ferry traghetto, enquanto do porto do Forio: somente os barcos rápidos (aliscafi).

 

Como chegar em Ischia partindo do porto de Nápoles?

ISCHIAPORTOS EM NÁPOLES

Calata Porto di Massa, Molo Beverello e Pozzuolli.

Do porto Nápoles Molo Beverello: partem os barcos rápidos (Aliscafo), enquanto de Nápoles Calata Porto di Massa e Pozzuolli, somente os ferrys.

Napoli Molo Beverello é o porto mais próximo da estação central de Nápoles, localizado cerca de 2 km. Para chegar ao porto, da estação central partem táxi, no valor aproximado de 9 euros ou os ônibus (pullman), o bilhete custa cerca de 1,20 euros e pode ser comprado nas tabacarias ou na estação de trem.

Napoli Calata Porto di Massa  é maior e nas imediações há uma estação de trem que faz conexão até a estação central de Nápoles.

Pozzuolli, localizada à 1 hora de distância de trem regional da estação Central de Nápoles. Na área do porto, a estação de metrô mais próxima é a Garibaldi.

 

COMO SE LOCOMOVER

A ilha é de fácil de locomoção, seja através de carro, scooter ou transporte público.  Alguns hotéis oferecem o serviço de transfer do porto até o hotel.

 ÔNIBUS

A rede de transporte público em Ischia é operada pela empresa E.A.V BUS. O bilhete custa 1,30 euros.

Em 2016, linhas e horários:

∝ Primavera, consulte aqui .∝ Verão, consulte aqui. ∝ Outono, consulte aqui. ∝Inverno, consulte aqui.

 

  TEMPO EM ISCHIA

Previsão para os próximos dias:

 

  NA REDE

Site Oficial de Turismo:

Visit Ischia

 

  SAIBA MAIS
  •  HOSPEDAGEM

Fiquei hospedada no  Punta Chiarita Hotel Ristorante Residence, em Panza – Forio. O hotel está localizado em um local tranquilo em meio a natureza com apenas 26 quartos e uma bela vista panorâmica para a baia de Sant´ Angelo.  Fácil acesso até o centro e outras atrações de transporte público. Possui um restaurante interno e uma piscina dentro de uma caverna de águas termais.

Punta Chiarita Hotel Ristorante Residence

Via Sorgetto, 52 Panza – Forio d Ischia

Telefone +39 081 908102

[email protected]

 

  •  EVENTOS

Todo ano, no período do verão, ocorre o festival de cinema, piano & jazz na ilha.

Festival de Cinema em Ischia:  acontece de 25 de junho a 02 de julho, no Castelo Aragonese.

Festival de Piano & Jazz: ocorre no final de agosto, no Castelo Aragonese e Lacco Ameneno.

Festa de São Miguel Arcângelo: ocorre em setembro, em Sant´Angelo.

 

 

Ischia O QUE FAZER NA ILHA DE ISCHIA:

Confira a nossa sugestão:

 

 UM PASSEIO POR OUTRAS REGIÕES DA ITÁLIA

 


O link do hotel Punta Chiarito Hotel Ristorante Residence, direciona para as reservas do site Booking, no qual o blog é afiliado. Quem faz a reserva através do link, não paga nada a mais. O blog recebe uma pequena contribuição. Clique aqui, e veja nossa politica de monetização, ou entre em contato conosco.


O conteúdo deste post foi criado pela Ciao Bella Itália, baseado nos serviços utilizados por nós. Não temos nenhum tipo de vínculo comercial com os serviços ou empresas citadas neste texto. e também não recebemos nenhum tipo de remuneração pelo nomes das empresas citadas. Clique aqui, e veja nossa politica de monetização, ou qualquer dúvida entre em contato conosco.

Compartilhe: