CINEMA  REGIÃO SUL  

Sul da Itália: Cenário para gravação do filme Mulher Maravilha

Por Patricia Zaina, em 17/10/2017

O novo filme Mulher Maravilha lançado no 1° semestre de 2017 no Brasil,  teve algumas cenas gravadas nas regiões da Campania , Basilicata e Puglia ao Sul da Itália.

Assisti ao filme somente no mês de outubro e, fiquei curiosa sobre as paisagens da ilha fictícia Themyscira  chamada por Zeus como Ilha Paraíso. A cena da Rainha Hippolyta (Connie Nielsen) com sua filha Diana (Lily Aspel)  ainda pequena,  no alto de um terraço com uma vista  fascinante para o mar que  encontra com o céu,  pareceu familiar.

Terraço na Villa Cimbrone,  Ravello – Costa Amalfitana | Imagem: Divulgação

A cena foi filmada no Terraço Villa Cimbroneem Ravello na Costa Amalfitana. As regiões do sul da Itália: Campania , Puglia e Basilicata  serviram de locação para a ilha de Themyscira,  local de origem da Mulher Maravilha. As cenas de praia foram feitas em Salerno, na Costa del Cilento, as praias Marina di Camerota Capo Grosso,  Cala D´Arconte Palinuro serviram de locação para o filme.

Costa del Cilento | Antíope (Robin Wright) e as Amazonas na luta contra os soldados | Imagem: Divulgação

Em Craco, vila medieval em ruínas e Sassi di Matera  (cavernas de Matera), na Basilicata serviram de cenário como ruas da aldeia para Themyscira. O Castelo del Monte, em Andria  foram gravadas as cenas da sala onde a espada “God Killer” é mantida.

Matera, praça e igreja de “San Pietro Caveoso” em dia filmagem | Imagem:  Divulgação

Castelo del Monte| Imagem: Divulgação. Foto Alex Bailey

 

– SUL DA ITÁLIA – 

 

1. VILLA CIMBRONE, RAVELLO – COSTA AMALFITANA | CAMPANIA

Situada em Ravello na Costa Amalfitana, região da Campania, alguns metros acima do mar.  O histórico edifício da Villa Cimbrone é do século 11 e  funciona como um luxuoso hotel com seus belos jardins aberto ao público. Durante séculos a villa serviu como residência para nobres famílias, passou por diferentes reformas e apresenta diferentes estilos de arquitetura.

O percurso pelo jardim é feito em meio a espaços floridos e coloridos como o Jardim das Rosas, com rosas francesas e inglesas em seus canteiros. O caminho é arborizado com várias espécies de plantas , flores e esculturas. A Avenida da Imensidão uma alameda formada por árvores leva até ao famoso Terraço do Infinito, com várias esculturas pelo local e oferece vistas deslumbrantes de 180 graus para o mar azul do golfo de Salerno.

Terrazzo dell´Infinito, Villa Cimbrone – Ravello | Foto: Hotel Villa Cimbrone

Via Santa Chiara, 26, Ravello. Distante 10 minutos a pé (subida) do centro de Ravello.

 

* Sugestão: O ônibus de turismo SightSeeing Costa Amalfitana, com partida e chegada da cidade de Amalfi faz o trajeto até  Ravello, e é uma opção para a visita. Atenção ao horário de visita a Villa e ao horário do tour de ônibus. Os últimos horários do tour quase não há tempo para visitar os jardins.

 

 Bilheteria:  Jardins – Villa Cimbrone: 7 euros. Desconto para grupos e crianças até 12 anos.

 Horário: Todos os dias do ano. Das 9:00 até o pôr do sol.  Oferece visitas guiadas mediante agendamento via e-mail ou telefone.

 www.hotelvillacimbrone.com

 E-mail: info@villacimbrone.com

 Telefone: +39 089 857459

 

 

2. COSTA DEL CILENTO, SALERNO | CAMPANIA

Distante 30 km da Costa Amalfitana, a Costa do Cilento, na região da Campania possui belas paisagens naturais que mesclam com história, culinária e pequenas cidades á beira-mar,  é mais tranquila em comparação a Costa Amalfitana.

Algumas das locações do filme “Mulher Maravilha”:

  • Palinuro, praia de águas cristalinas na cor azul cobalto e areia branca,  é um pitoresco e pequeno vilarejo junto ao mar. A costa é composta por várias grutas e cavernas.  O Arco Natural de Palinuro é um dos importantes monumentos naturais do Parque Nacional do Cilento.
  • Marina di Camerotapequeno vilarejo pesqueiro próximo as montanhas. No centro da pequena vila, uma praça, igreja e primeiras casas de pescadores.

Palinuro, Costa do Cilento | Foto site: cilentonelmondo.it

A Costa del Cilento, oferece outras atrações como o sitio arqueológico “Paestum“, fundado em 600 a.C, e declarado Patrimônio Histórico da Unesco.

 Site turismo local: www.cilentonelmondo.it   | www.capopalinuro.it www.marinadicamerota.it

 

 

3. MATERA E CRACO | BASILICATA

Situada na região da Basilicata, perto da Puglia, Matera é uma antiga cidade declarada Patrimônio Histórico da Unesco, por suas  casas  esculpidas nas  rochas,  também conhecida como “sassi”. Acredita-se que estas cavernas possuem mais de 10 mil anos.  A cidade é dividida em dois bairros: na parte baixa está o Sasso Caveoso, onde residiam os agricultores e pastores, com as grutas mais simples. Na parte alta  Sasso Barisano, onde moravam os artesãos. Em Sasso Barisano encontramos bares, restaurantes e hotéis por suas ruas.  O vilarejo Craco, situado nas colinas, entre as montanhas e o mar, foi abandonado em meados do século 20, seus habitantes tiveram que desocupar suas casas por causa dos terremotos e deslizamentos de terra ocorridos. Conhecida como “Cidade Fantasma”, o local  já serviu de cenário para outros filmes como:  “A Paixão de Cristo” (2004) – Mel Gibson, “007 Quantum of Solace” (2008) – Marc Forster,  entre outros.

 

Matera(esquerda) , Panorama de Craco , Ruas em Craco (direta), Basilicata | Foto: Discover Basilicata

 Site informações turismo: www.discoverbasilicata.com

 

 

4. CASTEL DEL MONTE, ANDRIA| PUGLIA

Distante 60 km de Bari na região Puglia, o Castelo del Monte, esta situado a 18 km de Andria.  Considerado Patrimônio Mundial da Unesco, desde 1996,  possui uma arquitetura medieval e estrutura octogonal maciça. Construído no ano de 1240 pelo imperador romano Frederico II de Suabia.

Projetado para criar uma simetria de luz nos dias de sol, possui 2 andares com 8 grandes salas em mármore do mesmo tamanho em forma de trapézio. A misteriosa fortaleza possui um arquitetura diferenciada,  não há ponte levadiça ou fosso como apresenta os castelos medievais do período. Do alto do terraço há uma bela vista para a região. Ao longo dos séculos foi saqueado e com isto no castelo não manteve nenhum tipo de decoração.

Castel del Monte, Andria | Foto: Unesco.org

Strada Statale 17076121, Andria, Itália. O castelo está situado em cima da planície com vista para região.

 Bilhete:  10 euros (castelo e visita a exposição). Visita guiada interna: 5 euros

 Funciona:  1 outubro – 31 março, das 9:00 – 18:30. Bilheteria fecha as 18:00 | 1 abril – 30 setembro, das 10:15 – 19:45. Bilheteria fecha as 19:15. Fechado em 25 dezembro e 01 janeiro

 www.casteldelmonte.beniculturali.it

 

 

 

 

O filme “Mulher Maravilha”(2017) , Warner Bros teve cenas gravadas em outros destinos como,  em Paris (França), o Museu do Louvre; em Londres, a Ponte de Londres, a estação de metro King’s Cross, a florestaBourne Woods,  e o  Castelo de Arundel, na Inglaterra.

 


Viaje por outras regiões da Itália:


 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*