LAGO  REGIÃO CENTRAL  

Um passeio no Lago Bracciano | Arredores de Roma

Por Patricia Zaina, em 25/01/2016

Lago di Bracciano é uma região de vilarejos pequenos, charmosos e apaixonantes, um daqueles lugares encantadores à beira de um lago com cisnes brancos! Os lagos de Lazio estão próximos à Roma, é possível passar o dia, visitar o castelo, conhecer outros vilarejos ao redor e retornar no começo da noite para a capital. Um local ideal para quem aprecia o contato com a natureza e busca um local tranquilo nos arredores de Roma.

Não era a minha primeira visita a Roma, então fui com alguns amigos passar a tarde no Lago Bracciano. Fomos de carro, mas o local é de fácil acesso para quem chega de trem ou de ônibus. Para saber como chegar em Bracciano, partindo de Roma e conhecer um pouco sobre as vilas da região, clique aqui.

Bracciano centro

Centro – Bracciano

No centro histórico de Bracciano, um dos vilarejos que fazem parte do lago e foi o primeiro que visitamos, há vielas estreitas, igrejas e edifícios medievais. Do alto da cidade, podemos ver a bela paisagem do Lago Bracciano.

Vista Lago - centro

Vista do lago, no centro urbano de Bracciano.

Descemos para almoçar à beira do lago, ali há várias opções de bares e restaurantes com bons vinhos. Alguns dos restaurantes da rua principal estavam fechados, pois era período de inverno, mês de janeiro, onde há um menor movimento no local. Escolhemos uma trattoria localizada na rua paralela,  com vista para o lago.

trattoria Bracciano

Um dos restaurantes com vista para o Lago

Do lago é possível ver o famoso Castelo Orsini – Odelaschi, um castelo medieval que fica no topo da colina no centro histórico da cidade. (Para conhecer um pouco da história do castelo, leia o post aqui).

Vista do Castelo, no Lago

Vista do Castelo, no Lago

Depois do almoço, seguimos para conhecer Anguillara Sabazia,  um outro vilarejo da região, distante 10,7 km de carro de Bracciano.

Anguillara Sabazia, é um outra cidadezinha charmosa na região do Lago Bracciano. Neste local é predominante as construções de cor de areia e a natureza.

Na região dos Lagos de Lazio, há bastante atividades ao ar livre nos parques e à beira do lago principalmente no verão, onde é possível tomar sol e nadar, mas mesmo no inverno, época que visitamos a cidade,  havia muitas famílias, casais e amigos passeando à beira lago (lungolago), minha impressão é que a cidade estava mais movimentada que Bracciano.

Beira lago, Anguillara Sabazia

Tarde de inverno, Lago di Bracciano

Tarde de inverno, Lago di Bracciano

Piazza del Molo, é uma pequena praça que esta de frente ao lago em Amguillara Sabazia,  aos domingos tem uma maior concentração de pessoas,  ao redor dela há vários bares, restaurantes e sorveterias. Fizemos uma parada aqui para saborear um gelato, e apreciar a vista do lago.

Piazza del Molo

Vista do Lago Bracciano, em Piazza del Molo

Ao redor Piazza del Molo

Depois subimos para o centro histórico,  de ruazinhas estreitas e pequenas praças,em alguns pontos no alto da vila avistamos o belo lago.  A Porta Maggiore é a entrada na parte elevada da cidade, remonta da família de Anguillara e foi a primeira estrutura defensiva criada na cidade, entre os séculos  11 e 13.

Porta Maggiore séc. 11

Bem perto dali, encontramos a  Piazza del Comune, onde esta a Câmara Municipal e o Palazzo Baronale , e do outro lado praça, uma das fantásticas vistas para o lago.

Piazza del Comune

Vista do lago, em Piazza del Comune

No parapeito da praça, vemos a Fontana delle Anguille, conhecida também como Fontana della Terra ou Jacometti, em homenagem ao artista que a criou.

Fontana

Fontana delle Anguille (Fonte Anguille)

Continuamos ainda no centro histórico e alguns passos dali, ainda na Via Corso Umberto esta o Vicolo della Grondarella , uma encantadora e importante vila que representa a presença romana na cidade.

Vicolo della Grondarella

Panorama do lago, em Vicolo della Grondarella

Já era inicio da noite quando retornamos para Roma.

O VisitLazio.com, criou um belo vídeo onde mostra a região por diferentes perspectivas.


Leia também:

  • Planeje sua viagem pelo Lago Bracciano: como chegar, se locomover, a temperatura atual e um pouco da história da região.

Opções de bate-volta a partir de Roma:

Sugestões de passeios em Roma:

Viaje por outras regiões da Itália:


Possui alguma sugestão, escreva para nós. Obrigada pela visita! 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*