O QUE VER  REGIÃO NORTE  

Roteiro de 1 dia em Verona

Por Patricia Zaina, em 20/09/2016

Conhecida como cidade romântica pela história de amor entre Romeu & Julieta, Verona oferece outras interessantes atrações aos visitantes. É uma cidade encantadora com alguns edifícios de cores vibrantes e outros com pequenas varandas floridas em determinadas estações do ano.

Localizada na região do Vêneto, é de fácil acesso e muito próxima á Milão e Veneza, uma opção de bate-volta para quem estiver hospedado nas imediações destas cidades. No blog há um post aqui com informações de como chegar, como é o clima e um pouco da história.

Decidi passar o dia em Verona sem muito planejamento, cheguei na cidade partindo de trem em Milão, da estação Milano Centrale.  Em Verona, ao sair da estação Verona Porta Nuova, há placas indicando o caminho para o centro histórico, é só seguir pela rua Corso Porta Nuova, é muito próximo, cerca de 20 minutos de caminhada.

CENTRO HISTÓRICO

Il Portoni della Bra e Torre Pentagonal, uma porta medieval do século 14 com um relógio no alto, indica a entrada para o centro histórico e a Piazza Bra, a porta de entrada para as principais atrações da cidade.

Porta entrada para centro histórico

 

10 SUGESTÕES – O QUE VER EM VERONA 

O centro histórico é compacto, sendo possível percorrer os principais pontos turísticos a pé. Uma ótima opção para quem tem pouco tempo na cidade é utilizar os ônibus de turismo CitySightSeeing Verona, que percorre pelas principais atrações,  sendo possível subir e descer do ônibus quantas vezes quiser. Em Verona há duas linhas, há um post aqui no blog sobre o tour.

 

1. PIAZZA BRA

A Praça Bra é onde fica uma das principais atrações da cidade, a Arena de Verona. Um local bastante movimentado, de um lado da praça é rodeado por edifícios coloridos e repleta de bares e restaurantes. Do outro lado esta o Palazzo Barbieri, edifício do século 19 e funciona como a Câmara da cidade.

Piazza Bra. Palazzo Barbieri (direita) e Arena (esquerda)

No centro um pequeno jardim com o monumento de Victor Emmanuel II, e para quem prefere descobrir a cidade de bicicleta, a Verona Bike é uma das empresas que oferecem o serviço de aluguel de bicicletas.

Verona Bike

 

2. ARENA

O Anfiteatro romano foi construído entre os séculos 1 e 3. É o terceiro maior anfiteatro romano na Itália, o primeiro é o Coliseu em Roma, e o segundo é Capua próximo a Nápoles.  No século 13, um terremoto destruiu parte da arcada exterior e mantendo a interior intacta.  Internamente comporta 15 mil pessoas, suas arquibancadas são de mármore rosa. Desde 1913 é aberto para apresentações musicais e teatrais que geralmente ocorre entre os meses de junho até agosto. A programação para concertos, apresentações musicais e teatrais podem ser consultadas no site Fondazione Arena di Verona. É aberta para visita aos seus corredores e estrutura interna.

Interno. Sendo preparado para apresentações

Arena de Verona

Piazza Bra

Ingresso ao anfiteatro. Visita aos corredores e estrutura interna: 10 euros.

Programação de apresentações musicais e teatrais www.arena.it

 

3. GIARDINO GUISTI

Um belo jardim no coração de Verona próximo ao Teatro Romano. Um espaço agradável formado por labirintos de plantas e estátuas mitológicas. Conheça mais sobre este tranquilo jardim frequentado por ilustres como Goethe e Mozart, neste post aqui do blog.

 

 

 

Giardino Giusti

Via Giardino Giusti, 2

Funcionamento: Aberto todos os dias. |Horário: de 01/04 à 30/09: das 9:00 às 20:00. De 01/10 à 31/03: das 9:00 às 19:00

Ingresso: 7 euros

 

 

 4. PIAZZALE CASTEL SAN PIETRO – PANORAMA 

Uma pequena praça no alto de uma colina com uma maravilhosa vista panorâmica para a cidade de Verona. O acesso pode ser feito através da Ponte Pietra e seguido por uma escadaria, ou  uma opção são os ônibus de turismo CitySightSeeing Verona (Linha B), que faz uma parada neste local.

Panorama de Verona – Vista do Castel S. Pietro

 

5. PIAZZA DUOMO

A Catedral de Verona dedicada a Santa Maria de Assunta, está situada na Praça Duomo. Possui estilo românico, renascentista nas torres e gótico.

Piazza Duomo, estátua anjo alado em frente ao Duomo

Duomo de Verona, Piazza Duomo

 

6. CASA GIULIETTA

Situado na Via Capello no centro histórico,  próximo a Piazza delle Erbe.  A Casa de Julieta é uma das atrações locais repleta de turistas. Um cenário construído baseado no romance entre Romeu & Julieta, de Willian Shakespeare. A casa é do século 13 e restaurada em 1935 acrescentado o balcão.

A estátua de Julieta está localizada no pátio e próximo há uma parede com numerosos bilhetes de amor de visitantes que deixaram ali.

Estátua de Giulietta, do escultor Nereo Costantini

Famoso balcão, Casa de Julieta

A casa possui 3 andares, na entrada uma loja e as escadas para os demais andares e o balcão cheio de visitantes. Cada andar é decorado com diferentes cenários.

Cenários, casa de Julieta

Interno, casa de Julieta

Casa di Giulietta

Via Capello, 23 – Próximo a Piazza delle Erbe

Horário: terça-feira até domingo: 9:00 às 19:00. segunda-feira: 13:30 às 19:30

Ingresso: 6 euros

 

A Via Mazzini , uma charmosa rua de pedestres em Verona, é a principal rua de compras. O pavimento é todo em mármore. Fica nas imediações da Via Capello e Piazza delle Erbe.

 

7. PIAZZA DELLE ERBE

Uma das principais praças de Verona, é um espaço pequeno mas que oferece muitos monumentos e palácios. É um local animado pois todos os dias no centro da praça há um mercado, com vendas de diferentes produtos desde “souvenirs” como imãs de geladeira, bolsas, camisetas à frutas e pizzas.

Collona Antica, pilastro gótico de 1401 e a movimentação na praça Erbe

A fonte com a estátua da Madonna Verona, situada no meio da praça é uma das mais antigas.  Local é rodeado por coloridos palácios de diferentes períodos e estilos como  Case Mazzanti, edifício do século 14  com os seus maravilhosos afrescos renascentistas.

Afrescos renascentistas na fachada da Case Mazzanti, em Piazza Erbe

Palazzo Maffei, edifício em estilo barroco do século 17 encontra-se ao fundo da praça.  No alto, as estátuas dos deuses:  Hércules, Júpiter, Vénus, Mercúrio, Apolo e Minerva. O majestoso leão de São Marcos, símbolo da República de Veneza esta em uma coluna de mármore em frente ao Palácio.

Torre del Gardello (ao fundo esquerda), Palazzo Maffei (ao fundo) em estilo barroco e o mercado (direita)

O edifício em estilo medieval de 1301 Domus Mercatorum conhecido também como Casa dei Marcanti, funcionava como uma associação dos comerciantes da cidade e hoje em dia o local é o banco Popolare di Verona.

Domus Mercatorium ou Casa dei Mercanti, em Piazza Erbe

Do lado oposto do Domus Mercatorum, vemos L´Arco della Costa, arco medieval suspenso que conecta dois edifícios da Piazza Erbe com a Piazza Signori. No centro do arco, uma costela que dizem ser de uma baleia, por este motivo o nome o Arco da Costela (L´Arco della Costa).

L´Arco della Costa (O Arco da Costela), conecta os edifícios Domus Nova e o Palazzo della Ragione

 

8. TORRE DEI LAMBERTI

A Torre dei Lamberti está situada entre a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori, torre medieval do século 12. Na metade do século 15 foi restaurada e incorporada um relógio, é a mais alta de Verona. Possui 84 metros e aberta para  visitação, internamente há um elevador até o topo para apreciar a vista panorâmica da encantadora praça e cidade.

Torrei dei Lamberti (direita) e estátua da justiça

 

9. PALAZZO DELLA RAGIONE

Siatuado entre a Piazza Erbe e a Piazza dei Signori. O Palazzo della Ragione no passado era o Tribunal da Justiça e atualmente funciona como a  Galleria d´Arte Moderna. O pátio possui estilo gótico-românico.  A Torre dei Lamberti faz parte do edifício.

Pátio Palazzo e Scala della Ragione

 

10. PIAZZA DEI SIGNORI

Conhecida também como Piazza Dante, a estátua de Dante Alighieri fica em frente ao edifício renascentista construído em 1493, o Loggia del Consiglio – Assembleia do Governo e Domus Nova – Tribunal de Juízes.

A Piazza dei Signori assim como a Piazza Bra e Piazza Erbe, é muito movimentada.

 

  MAPA

Confira nos marcadores as atrações

 


Leia também:

Sugestões de passeios por Verona:

  • Giardino Giusti, o belo jardim no coração de Verona.
  • Planeje sua viagem por Verona: como chegar, se locomover,  como esta o clima e conheça um pouco da história.
  • Passeio de ônibus turístico, o Verona City SightSeeing.

Viaje por outras regiões da Itália:


Possui alguma dúvida ou sugestão do que fazer em Verona, deixe um comentário!  Obrigada!

 

Compartilhe:

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*