COMO CHEGAR, LOCOMOVER

Como ir de Roma e Florença para Assis de trem

14 mar 2020 • por Patricia Zaina • 0 Comentários

Assis situada no alto do monte Subasio, é conhecida por ser a cidade natal de São Francisco de Assis (1182-1226). A charmosa cidade recebe muitas pessoas tanto de interesse religioso ou apenas turistas para conhecer os encantos desta pequena cidade italiana com suas ladeiras, ruas estreitas e construções.

Localizada na região da Úmbria, é de fácil acesso partindo de Roma ou Florença, distante cerca de 1h30 de trem de Roma e 2h30 de Florença, sendo uma opção de bate-volta para aqueles que estiverem hospedados em uma destas cidades italianas.

Visitei a encantadora cidade no período do inverno. Estava hospedada em Florença e decidi fazer um bate-volta até Assis.  Confesso que  se fosse possível permaneceria mais tempo,  mas como eram poucos dias de viagem, precisei retornar a Florença.

Como comprar o bilhete

O bilhete pode ser adquirido da seguinte forma, através da internet,  no site www.trenitalia.com, ou diretamente na bilheteria.  Dependendo do tipo de viagem e  período, aconselho a compra do bilhete pelo menos um dia de antecedência ou chegar na estação com 30 minutos antes do embarque.

Adquiri o bilhete diretamente na bilheteria no mesmo dia do embarque, cheguei com antecedência. Havia consultado anteriormente o site da Trenitalia  para certificar qual o primeiro horário de Florença para Assis e o horário para o retorno (Assis > Florença). Decidi comprar só o bilhete de ida e deixar para comprar o de retorno em Assis.

Ao comprar pela internet, basta selecionar o local de partida, a cidade de chegada e as datas. Feito isto, exibe todas as opções disponíveis para a data/horário informado. Dependendo do tipo de trem escolhido é necessário mudar de estação.  No próprio site mostra a quantidade de mudanças de estação.  Os trens regionais, Intercity não são possíveis a reserva do assento.

O bilhete adquirido pela internet não é necessário validar nas máquinas disponíveis na plataforma de embarque. Durante o percurso, o funcionário do trem passa conferindo os bilhetes/vouchers. No caso de compra pela internet, basta apresentar o ticket gerado pelo celular ou impresso.

Com o bilhete em mãos,  acompanhe nos painéis na estação a plataforma de embarque.

Firenze Santa Maria Novella > Assis – Ticket Trenitalia

Exemplo bilhete trem  – internet – Trenitalia.com | Firenze (Santa Maria Novella) > Assisi

 

Roma > Assis – Ticket Trenitalia

Exemplo bilhete trem  – internet – Trenitalia.com | Roma > Assisi

 

    • Na bilheteria ou máquinas dentro da estação

Os bilhetes também podem ser comprados na própria bilheteria ou em máquinas automáticas disponíveis  na estação de trem.  Estas máquinas permitem o pagamento em dinheiro, cartão de crédito. Em outras viagens já comprei também em  tabaccheria (pequenas lojas que vendem jornais, revistas).  Após a compra do bilhete, antes de embarcar é necessário validá-lo nas maquinas disponíveis na plataforma. Caso não valide, pode pagar multa quando durante o percurso o funcionário do trem for conferir os bilhetes de cada passageiro.

Máquinas disponíveis na plataforma para validar o bilhete

Trem partindo de Florença

Em Florença, adquiri o bilhete na estação  Santa Maria Novella, com saída ás 8h02 . O percurso foi realizado em trem regional  e direto. Também é possível comprar o bilhete de retorno. Os bilhetes regionais não são marcados o assentos. O trajeto Florença > Assis e  vice-versa também é feito em trem regional direto.

A linha de Firenze até Assis se chama Firenze-Terontola-Perugia-Foligno e a parada em Assis se chama Assisi/S. Maria degli Angeli. Com o bilhete em mãos e o horário da viagem, basta acompanhar nos painéis qual será a plataforma de embarque.

O percurso em trem regional até Assis leva cerca de 2h30, com paradas em cada uma das estações ao longo do percurso. A imagem abaixo exibe o nome e horário chegada/partida de cada estação, porém  através do app/site da trentalia também é possível visualizar estas mesmas informações de cada uma das estações do trajeto. Para isto, basta selecionar o horário de viagem desejado e clicar no ícone de informação.

Exemplo: Regionale Veloce 4073 | Firenze – S. M. Novella > Assisi

Trenitalia a caminho de Assis, partida de Firenze no primeiro horário

 

Trem partindo de Roma

Com partida da estação  Roma Termini o percurso tem duração de aproximadamente de 2h10 em trem regional direto ou com desembarque/embarque em outras estações. Isto dependerá do horário de partida da viagem. Através do site da Trenitalia  é possível consultar os horários de partida/chegada, preços do bilhete e o tipo de trem.

A imagem abaixo exibe o nome e horário chegada/partida de cada estação de Roma até Assis, porém  através do app/site da trentalia também é possível visualizar estas mesmas informações de cada uma das estações do trajeto. Para isto, basta selecionar o horário de viagem desejado e clicar no ícone de informação.

Chegando em Assis

Vista para a Basílica de São Francisco de Assis.

O centro de Assis esta distante 4km da estação de trem.  Ao desembarcar na estação de trem de Assis algumas opções para ir até o centro histórico é ir de táxi ou ônibus.  Os táxis estão disponíveis ao sair da estação.

Caso prefira ir de ônibus até o alto da cidade, o bilhete pode ser comprado na “edicola”, uma lojinha que vende jornais, revistas e souveniers dentro da própria estação. Adquiri o bilhete do ônibus  ida/volta . Nesta mesma loja vende o bilhete de trem.  O bilhete de trem regional não é definido o horário e assento.

Para  os que tiverem fazendo uma parada em Assis, antes de chegar ao destino final, o guarda-volumes para a bagagem também é realizado dentro desta tabaccheria. O valor é pago por dia, sendo possível guardar as malas por somente um dia.

O ônibus para o centro histórico de Assis parte próximo ao ponto de táxi. Há sempre outras pessoas aguardando o ônibus que normalmente parte um pouco lotado. O ônibus faz duas paradas, uma no estacionamento San Giovanni Paolo II próximo a Basílica e a Porta Nuova – porta de entrada da cidade,  e a outra parada na parte mais alta. Nesta parada não é necessário subir a ladeira. Preferi descer na primeira parada, próxima ao estacionamento e subir a pé  ladeira acima, pelas ruas estreitas contemplando a arquitetura medieval e a vista para a Basílica de São Francisco.

 

VEJA OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

 

♥ Alguma dúvida deixe um comentário ♥

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post