Cultura, MOSAICO

Curso sobre a arte do mosaico italiano em São Paulo

15 nov 2020 • por Patricia Zaina • 4 Comentários

Há muitos anos atrás tive algumas aulas de mosaico e aplicava a técnica na criação de peças artesanais utilizando materiais como azulejos, espelhos e peças de cerâmica.  Pra mim eram aulas muito terapêuticas, quase uma meditação –  atividades que requerem paciência e envolvimento na sua construção.

Recentemente decidi voltar a esta prática do mosaico, porém buscava algo artístico e também queria aprender sobre a técnica e a história desta arte musiva. E,  foi desta forma que encontrei o  Workshop de Mosaico Artístico, do Ateliê da Cristina Passaretti Mosaicos. 

A Cristina Passaretti estudou anos sobre a arte musiva na escola Scuola Mosaicisti del Friuli em Spilimbergo na região Friuli Venezia Giulia (Itália), hoje em dia ela mora em São Paulo. A  escola foi fundada em 1922 e possui tradição nos mosaicos romanos e bizantinos em todo o mundo, com cursos sobre as técnicas de mosaico antigas e contemporâneas.

Assim, decidi me inscrever no workshop de mosaico artístico que a Cristina oferece.  Você pode escolher entre as técnicas apresentadas: romano, bizantino ou contemporâneo qual deseja aprender. Após conversas com a professora,  optei pela técnica do mosaico romano.

Aprendendo sobre mosaico romano

O workshop foi  uma experiência muito satisfatória e conta com toda a orientação da professora que estava sempre a disposição para o direcionamento. A duração foi de 4 dias com carga horária de 28 horas. Tivemos a parte teórica e depois a prática na produção de uma peça. Na parte teórica vimos sobre o surgimento do mosaico na antiguidade no período greco-romano e as províncias dos impérios que apoiaram as formas da civilidade romana.

No curso também é ensinado e aplicado sobre as regras do mosaico, o que é melhor e o que não deve ser feito,  segundo as regras; vimos como fazer  o andamento das tesselas (peças cortadas) – que são os movimentos do conjunto de tesselas que precisam estar em harmonia; o uso das cores e a escolha dos materiais.  Praticamos que o andamento correto das tesselas é fundamental para realçar a natureza e beleza do mosaico.

Em cada uma das técnicas do mosaico romano, bizantino e contemporâneo são utilizados um tipo de material, corte de tesselas, temas e superfícies do mosaico. O mosaico romano, o que escolhi aprender, eram aplicados em pavimentos com superfícies opacas e uniformes e com tesselas proporcionais e regulares. Os temas do mosaico romano eram históricos, mitológicos, naturalistas e/ou  geométricos. Em relação aos materiais utilizados, eram pedras naturais (pedras e/ou mármores), raros cerâmicos e vetrosos.  As cores utilizadas eram naturais, ligadas a terra.

Depois destes novos conhecimentos, fomos para a parte prática, vimos como fazer e instalar um ceppo para mosaico com tagliolo. ♥ Ceppo é a base de tronco de madeira utilizada para colocar o tagliolo.  E assim aprendemos como usar a martelina para cortar as peças e aplicá-las na superfície.

  • Os trabalhos realizados pelos alunos durante o worskshop. 

Workshop Mosaico Artístico. Em sentido horário – técnica mosaico romano (o que aprendi) e de outros alunos  – técnica mosaicos bizantinos | Foto: @cristinapassarettimosaicos

 

Na Itália podemos encontrar a arte musiva em locais diversos. Alguns deles estão na Basilica de San Vitale – (Ravena –Emília-Romanha) abriga os famosos mosaicos da escola bizantina;  Basilica de San MarcoVeneza (Vêneto) possui os  mosaicos dourados cintilantes que representam o símbolo da luz divina; Basílica de Santa Maria Assunta – Aquileia (Udine – Friuli Venezia Giulia) na igreja também podemos ver os mosaico de chão, considerado o mais antigo e maior de todo o Ocidente. A arte retrata plantas, animais , céus e constelações – particularmente a famosa luta entre o galo e a tartaruga, que representam o bem e o mal. O Duomo de Orvieto (Orvieto – Úmbria) os  mosaicos em sua fachado e por fim, os mosaicos bizantinos da Duomo de Monreale, (Palermo – Sicília). 

 

Conheça mais:

♥ Ateliê Cristina Passaretti Mosaicos |  ABC e São Paulo

Artista Mosaicista | Expositora | Aulas presenciais e online.

Instagram: @cristinapassarettimosaicos/

E-mail: cristinapassarettimosaicos@gmail.com

♥ Escola de Mosaico Itália | Spilimpergo – Friuli Venezia Giulia

Scuola Mosaicisti del Friuli

Site: https://scuolamosaicistifriuli.it/ | Instagram: @scuolamosaicistifriuli/

 

VEJA OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

 

 

 

Comente Aqui
 
4 Comentários
  1. Aparecia Pelinson   ///   18/11/2020 - 09H31

    Interessantíssimo este workshop de mosaico. Amei saber de sua experiência.

    • Patricia Zaina   ///   18/11/2020 - 11H31

      Olá Cida! Obrigada <3. O workshop realmente foi muito bacana. A professora compartilha toda a experiência que ela possui. Abraços 🙂

  2. Cristina Passaretti   ///   18/11/2020 - 12H15

    Que show de informação! Bem se vê que assimilou tudo o que falamos em aula! Parabéns e obrigada pelo belo texto.

    • Patricia Zaina   ///   18/11/2020 - 11H35

      Olá professora, imagina eu que agradeço por você compartilhar conosco todo o seu conhecimento. Já me programando para participar de outras aulas. Obrigada! <3

Posts Anterior