CINEMA

Filmes gravados na Itália

15 jul 2020 • por Patricia Zaina • 0 Comentários

Um filme pode te inspirar a viajar e conhecer outros destinos, isto geralmente acontece comigo. Após assistir um filme, fico curiosa em descobrir os lugares, a cultura, o que há para visitar e fazer na cidade. A Itália serviu e ainda serve de cenário para muitos filmes, em diferentes regiões.

Neste post não tenho o intuito de comentar como uma crítica cinematográfica,  apenas compartilhar em diferentes cidades os filmes  que se passam na Itália

 

♥ Confira abaixo a lista de filmes gravados na Itália

 

1. La Dea Fortuna  | Ferzan Özpetek, de 2019

Com cenas filmadas entre a  ilha SicíliaRoma. “Alessandro e Arturo estão juntos há mais de 15 anos e, apesar do sentimento que ainda têm um pelo outro, o relacionamento está em crise. Quando a  melhor amiga de Alessandro, de repente pede ao casal cuidar de seus dois filhos por alguns dias. Com isto alterações acontecem na sua rotina diária que leva a uma inesperada mudança em suas vidas.”

Na trilha sonora do filme, a canção “Che vita meravigliosa” , Diodato. Cantor italiano que venceu o concurso musical italiano – o Festival de Sanremo de 2020 com a canção “Fai Rumore”.

La Dea Fortuna | Foto Divulgação

 

2. A Casa Tutti Bene (Aqui em casa tudo bem) | Gabriele Muccino, de 2018

A ilha de Ischia – Nápoles, no sul da Itália serviu de cenário para as gravações do filme. “Uma grande família se reúne para comemorar as bodas de ouro dos avós: Alba e Pietro. No entanto,  durante as festividades, uma tempestade faz com que o numeroso grupo não consiga sair da ilha, e assim são obrigados a deparar  com as mágoas s rancores e farsas escondidos por muitos anos na família, por Adoro Cinema“.

A Casa Tutti Bene (Aqui em casa tudo bem) | Foto Divulgação

 

3. Lazzaro Felice (Feliz como Lazzaro) | Alice Rohrwacher, de 2018

O filme possui as cenas rurais gravadas em diferentes locais, em Civita de Bagnoregio, Viterbo, Terni e região da Úmbria. Já as cenas urbanas foram filmadas em Milão, Turim e Civitavecchia. 

“Lazzaro é um jovem satisfeito com a vida simples do campo, mas a amizade inesperada com o filho de uma marquesa acaba mudando totalmente o rumo de sua história.  Lazzaro retorna à vida no século XXI. Ele não compreende mais a lógica deste mundo, mas pretende reencontrar a sua família e viver como antigamente, por Adoro Cinema.“.

Lazzaro Felice (Feliz como Lazaro) | Foto Divulgação

 

4. Chiamami col tuo nome (Me chame pelo seu nome) | Luca Guadagnino, de 2017

O filme contou com diferentes locações como a praia Jamaica Beach, em Sirmione no Lago de Garda, em Cremona e as Cascatas do Serio, ValbondioneBérgamo.

“O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa,  Elio está passando as férias de verão  na casa de seus pais.  Mas tudo muda quando recebe na casa da família  Oliver , um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, por Adoro Cinema”.

Chiamami col tuo nome (Me chame pelo seu nome) | Foto Divulgação

 

5. Genova (Gênova) | Michael Winterbottom de 2008 

A cidade Gênova serviu como cenário principal para a gravação do filme. “Quando Marianne morre num acidente de viação, o seu viúvo Joe decide partir para Itália com as duas filhas do casal para recomeçar as suas vidas. Em Gênova, Joe arranja um emprego de professor na universidade local, reata uma amizade com uma ex-namorada. Já as suas duas filhas caminham em sentidos distintos. Uma cidade muito diferente da que encontra a irmã mais nova, caminha  pelas ruas de Gênova, acreditando ver a mãe”.

Genova (Gênova) | Foto Divulgação

 

6. Sob o Sol de Toscana (Under the Tuscan Sun)| Audrey Wells de 2003

Com cenas filmadas em Cortona – Toscana, Roma e em Positano na Costa Amalfitana.” O filme narra a história de Frances Mayes é uma escritora recém divorciada, ganha de presente das amigas, uma execursão para a região da Toscana. Quando chega na Toscana, decide comprar uma antiga casa, conhecendo novas pessoas, e se apaixonando pela cultura e forma de viver do país. O filme é baseado no livro de mesmo nome”.

Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun) | Foto Divulgação

 

7. Pane e Tulipani (Pão e Tulipas)| Silvio Soldini  de 2001

O filme possui Veneza como cenário principal. “Rosalba, uma dona de casa do interior muito dócil possui uma família muito dependente, porém durante uma excursão ela acaba sendo esquecida no restaurante a beira da estrada. De início preocupada, decide realizar seu sonho e conhecer Veneza. Acaba estendendo sua estada pela cidade”.

Pane e Tulipani (Pão e Tulipas) | Foto Divulgação

 

8. Só você  (Only you)| Norman Jewison  de 1995

Foi um dos primeiros filmes que assisti tendo a  Itália com cenário. Roma, Positano – na Costa Amalfitana e Veneza serviram de locação para o filme.

“Faith (Marisa Tomei) é uma professora que acredita que sua alma gêmea é um homem chamado Damon Bradley, pois quando era garota este nome apareceu em uma tábua Ouija e também por ter sido predito por uma cigana. O tempo passou e ela irá  se casar com um médico. Faltando poucos dias do casamento ela atende o telefonema de um amigo do seu noivo, que pede desculpas por não poder ir a cerimônia pois está partido naquele instante para Veneza. O nome do amigo era Damon Bradley, o que faz com que ela não pense duas vezes e decida ir até Veneza, tentando encontrar um homem que ela não conhece. por Adoro Cinema”

Só você  (Only you)| | Foto Divulgação

 

9. Il Postino  (O carteiro e o poeta)| Michael Radford  de 1994

O filme teve cenas gravadas na ilha de Procida, Nápoles. “Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade, por Adoro Cinema”. É ganhador do Oscar de melhor trilha sonora de Luis Bacalov).

Il Postino  (O carteiro e o poeta) | Foto Divulgação

 

10 . L`albero Degli Zoccoli  (A árvore dos tamancos)| Ermanno Olmi  de 1978

É um longa metragem de 3h10 de duração . O filme relata a vida simples de camponeses de Bérgamo que tentam dar valor e significado as suas experiências cotidianas. Os camponeses do filme são moradores do província.  “Do outono a primavera, quando os trabalhos no campo diminuíam, eles retomavam seus temores e esperanças tanto diante de fatos corriqueiros como dos acontecimentos mais importantes: o nascimento de uma criança, um casamento ou uma festa regional. Às vezes, no entanto, a vontade e os caprichos do patrão podiam acabar com os sentimentos mais comuns daqueles trabalhadores.”

Curiosidade do filme:

  1. O filme é inteiramente falado no dialeto da província de Bérgamo.

L`albero Degli Zoccoli  (A árvore dos tamancos)| Foto Divulgação

 

VEJA OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

 

 

 

Comente Aqui
Posts Anterior
Próximo Post