Os esplêndidos jardins La Mortella, é um dos hortos botânicos mais belos da Itália por sua rica variedade de plantas. Possui uma ampla área com mais de mil espécies de flora mediterrânea e tropical, e uma grande diversidade de plantas exóticas e raras de diversos continentes. Um local muito agradável e relaxante para passear sem pressa, e apreciar o contato com a natureza. No local há um mirante com uma formidável vista panorâmica para a praia de San Francisco e para o porto de Forio. Para saber como chegar na formosa ilha de Ischia, no sul da Itália, leia post aqui.

Panorama Praia San Francesco, vista do Giardini La Mortella
HISTÓRIA DO JARDIM
Os jardins foram idealizados por Willian Walton, um importante compositor inglês do século 20 e sua esposa argentina, Susana Walton, escritora, apaixonada por jardinagem e maior responsável pela criação dos jardins La Mortella.
Em 1949 o casal mudou-se da Inglaterra para a região do Forio, em Ischia, um vila conhecida como La Mortella, nome de origem da erva Myrtus ou murta, uma planta que crescia entre as rochas da ilha. No ano de 1956, o casal chamou o famoso arquiteto paisagista inglês Russell Page para projetar o jardim inferior de nome La Valle. A parte superior do jardim – La Collina, é o jardim mais recente e foi projetado e desenvolvido pela própria Susana Walton, nos anos 80.
Após a morte do compositor, em 1983, Susana criou a Fondazione Willian Walton, para cuidar da administração do jardim e desenvolvimento cultural.
Desde 1991 o jardim está aberto ao público. A Fundação possui programas musicais, com concertos e atividades culturais.
VISITANDO O JARDIM
No local há duas bilheterias, uma localizada no jardim superior, de nome La Collina, e a outra está no jardim inferior – La Valle. O estacionamento fica na parte superior do jardim, em uma área coberta por oliveiras. Chegamos pelo estacionamento, então o primeiro jardim a ser visitado foi o La Collina.

Imagem do Mapa Jardins La Mortella: lamortella.org.
Como visitar os diferentes jardins?
A área interna possui diversos níveis de jardins conectados por trilhas, escadarias e vastos terraços. O local oferece boas estruturas como bar, sala de chá e uma pequena loja.
Há locais com mirantes e ao caminhar pelas atrações encontramos bancos para descansar e apreciar o local.

Sala Thai
UM PASSEIO PELO JARDIM
JARDIM – LA COLLINA
Começamos o passeio pelo jardim superior uma área mais aberta, luminosa e muito colorida pelas diversas espécies de flores e plantas mediterrâneas que encontramos no local. Ao passar pelo bilheteria temos uma impressão da grandiosidade e beleza do local. Por estar situado na parte alta, há belas paisagens panorâmicas para a baia de Forio. Além dos jardins, há também uma ampla variedade de fontes, esculturas e monumentos.

Giardini La Mortela
LA GLORIETA
Próximo a entrada encontramos um pequena área com aparência de um lago, coberta por pequenos vidros azuis, criado pelo paisagista Andy Cao.

La Glorieta
O jardim é todo sinalizado e muito conservado, as atrações estão bem próximas e com o mapinha recebido na compra no ingresso é fácil percorrer o local.
SALA THAI
O jardim oriental foi a nossa próxima parada, possui um pavilhão tailandês, é uma área tranquila, cercado por bambus e flores de lótus, encontramos algumas carpas no lago. A Sala Thai fica na parte alta do jardim, onde temos uma bela vista panorâmica para a praia de San Francesco.

Pavilhão – Sala Thai

Sala Thai

Jardins – Sala Thai
CASCATA DEL COCCODRILLO
Percorrendo o jardim, a cachoeira do crocodilo está do lado oposto da sala Thai. No lago, rodeado por lírios há uma estátua de bronze de crocodilo e peixe, próximo dali encontramos o imponente pavilhão Templo do Sol.

Cascata del Croccodrillo

Cascata del Croccodrillo
TEMPIO DEL SOLE
Subimos uma pequena escada antes de entrar no pavilhão Templo do Sol. O templo funciona como uma antiga cisterna de águas pluviais para irrigação. A sala é decorada com diferentes tipos de plantas e as esculturas são do famoso escultor inglês Simon Verity. As esculturas são inspirações mitológicas dedicadas a Apolo, o Deus do sol, da poesia, da arte e música e ao ciclo da vida. O local é dividido em três salas: do nascimento, a adulta e a morte.

Tempio del Sole

Tempio del Sole

Tempio del Sole – em relevo alguns textos musicais de Willian Walton

Tempio del Sole – última sala
Seguimos o passeio e chegamos na parte mais baixa do jardim, é uma área mais fechada e íntima, com plantas tropicais e natureza úmida e algumas fontes.
JARDIM – LA VALLE
No jardim inferior encontramos estufas de orquídeas, bar e casa de chá e uma pequena loja com diversos produtos como: souvenires, livros e ferramentas de jardim.
SERRA DELLA VICTORIA
Chegamos ao pavilhão de Vitoria-Régia, espaço tropical decorado com a planta de origem amazônica. O ambiente possui um grande tanque d´ água com as plantas e uma escultura formato de “boca”. Encontramos também bromélias e orquídeas de diferentes cores.

Sala Victoria, ao fundo escultura “boca” de Simom Verity
Depois de percorrer a maior parte do jardim e antes de retornar para o estacionamento, fizemos uma parada no Bar – Casa de Chá do local para saborear uma típica bruschetta. Ao lado do bar há uma pequena estufa de orquídeas.

Área do Bar – Casa de Chá

Área arredores do Bar – Casa Chá
O Jardim inferior é um local onde vemos a presença de diversas fontes: grandes , pequenas e de diferentes formatos. De lá, retornamos para o estacionamento, a parte superior do jardim.

Fontana Grande – Uma das fontes encontradas no jardim

Giardini La Mortella

Detalhes – Giardini La Mortella

Detalhes – Giardini La Mortella
CURIOSIDADE – Os jardins La Mortella possui uma superfície de 3 ectares, com mais de 4 mil variedades de plantas provenientes de todo continente. Atualmente trabalha 22 pessoas, dos quais 7 são jardineiros. Os jardins são visitados por 50 mil pessoas a cada ano.
Saiba Mais
GIARDINI LA MORTELLA
Via Via Francesco Calise, 39, Forio d´Ischia . Estacionamento: Gratuito, localizado no jardim superior.
Localizado no município de Forio d´Ischia, em Zaro, próxima a praia de San Francesco.
Telefone: + 39 081-986220
Informações gerais: info@lamortella.org. Reserva do Concerto: eventi@lamortella.org
Funcionamento: O jardim é aberto ao público nos meses de abril até outubro. Dias da semana: terça, quinta, sábado e domingo. Em 2016: de 26 de março (sábado) até 1 de novembro (terça-feira).
Horário: das 9:00 às 19:00 (A bilheteria funciona até as 18:00).
Bilhete:
Jardim: 12 euros – inteiro/10 euros – jovens de 12 a 18 anos/7 euros – crianças de 2 a 11 anos/gratuito – menores 2 anos.
Jardim e concerto: 20 euros – inteiro/15 euros – jovens de 12 a 18 anos/10 euros – crianças de 2 a 12 anos. Aconselhado reservar 30 minutos antes de iniciar o concerto.
O jardim oferece a opção de visitas guiadas com duração de 2 horas, mediante reservas.
Programação, concertos musicais e reservas em 2016, clique aqui.
Como chegar no jardim botânico La Mortella?
Ônibus: A empresa de transporte público que opera em Ischia é E.A.V BUS. O bilhete custa 1,30 euros. Dos municípios Ischia, Casamicciola e Lacco Ameno, pegar o ônibus linha CS. Para saber como chegar em Ischia, consulte este post aqui.
OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR
- Planeje sua viagem por Ischia: como chegar e se locomover.
- Hospedagem no intimista hotel Punta Chiarito Resort, na baia de Sorgeto.
- O belo Giardino Giusti, no coração de Verona.
- O tranquilo jardim botânico Lorenzo Rota,em Bérgamo Alta.
- Em Roma, o Jardim das Rosas.
- Jardim Villa d´Este, de Tivoli, nos arredores de Roma.
Possui alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário.
Obrigada, Patrícia.♥
Patty,
O Jardim Botânico de Ischia…me encantei, deve der lindo.
Tudo em seu blog está f a n t á s t i c o !!!!
Beijos!
Oi Cida,
A ilha de Ischia toda é encantadora, no centro histórico com ruazinhas estreitas e arquitetura rústica.
Obrigada pelo seu comentário! Bjks.