Um aniversário importante: a Rio+Design – consagrada mostra da indústria criativa fluminense – marca presença, pelo décimo ano consecutivo, no Salão do Móvel de Milão, o mais importante evento mundial do design. A convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), de 17 a 22 de abril, a iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, promovida através da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Sebrae-RJ, vai integrar novamente a exposição Be Brasil, em pleno distrito Maroncelli, entre galerias e ateliês de moda.

Rio + Design Milão 2018
“Mais do que orgulho, é uma missão mostrar ao mundo o que é que o Rio de Janeiro tem: design de qualidade e original. No mercado externo, nossos produtos vêm conquistando, cada vez mais, o apreço de compradores, distribuidores e da imprensa. Tudo isso é resultado, entre outras iniciativas, do trabalho desenvolvido nessa última década, para firmar a nossa marca e o nome dos nossos designers, apresentando sempre novidades durante o Salão do Móvel de Milão. E já estamos nos movimentando para estabelecer novas parcerias e negócios na edição deste ano”, declara a subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio.
Cerca de 30 criações de 14 estúdios de design (de nomes consagrados e novos talentos) irão compor o panorama da produção “Made in Rio”. Móveis, objetos de decoração, utensílios para o cotidiano fazem parte da variada seleção de peças.
Guto Indio da Costa (Indio da Costa Design) apresentará a sua primeira coleção de cadeiras em madeira, exibindo a versão nesse material dos modelos Serelepe – com seu perfil dinâmico e estilo atemporal – e ICZERO1 – cheio de bossa, com encosto curvilíneo e assento delgado.
Zanini de Zanine (Studio Zanini) vai expor a poltrona e o puff Serfa, em couro e madeira, tributo aos lendários designers Sergio Rodrigues (que foi seu mentor no início da carreira) e Ricardo Fasanello.
De Carlos Alcantarino (Estúdio Alcantarino) o público vai poder apreciar a poltrona Lov, uma releitura em linguagem contemporânea das tradicionais cadeiras de balanço, realizada em madeira tauari e couro envelhecido, destinada seja a sala de estar que à varanda.
Gisela Simas (Original Practical Design) vai surpreender com dois produtos em cortiça: a mesa de centro Dora, com suas formas arrojadas, e a não menos audaciosa luminária Congonhas, dotada de tecnologia LED com intensidade regulável e inspirada na forma das asas de um avião Boeing 737-800.
Ricardo Graham Ferreira (O Ebanista), coerentemente com a atividade que dá nome ao seu estúdio, participará com sete criações que valorizam vários tipos de madeira e requintados encaixes: o sofá Paris, os vasos Freijó, Braúna e Muirapiranga, a gamela Ipê, os bancos Pirralhos e Aragonês.
Já Gustavo Martini exibirá a cadeira Joa (caracterizada pelo contraste entre a rigidez da estrutura em metal e a naturalidade do assento em tecido macio), a fruteira Carmem (modular e desenvolvida com stampa 3D, em parceria com Camila Fix) e o vaso Tenere (em carvalho, com sua cativante forma geométrica e impactante jogo de cores).
A seleção de peças da marca Fubbá Objetos Inteligentes inclui a mesinha Dumdum: versátil, empilhável e de altura variável, projeto da arquiteta Marta Rubio Lopez, é realizada em compensado com acabamento em laminado de bambu. E, ainda, o banco portátil Boiadeiro, criação de Alexandre Montenegro e Henrique Gomma – montável sem parafuso ou ferramenta, com estrutura em aço carbono com pintura eletrostática micro texturizada,
assento em couro com alma em lona e pinos de madeira de demolição, pode ser usado na posição tradicional ou naquela tipo cela de cavalo.
Gustavo Bittencourt (Atelier Gustavo Bittencourt) é o autor do buffet Brise-Soleil, que será exposto na ocasião: em freijó, com porta retrátil, é uma homenagem ao brise, elemento arquitetônico que serve para atenuar a incidência solar.
Rodrigo Calixto (Oficina Ethos) é representado pela banqueta Tigres (realizada com braúna e peroba do campo, em edição única) e pelo balanço Bilanx (concebido com Guilherme Sass, em braúna e com douramento com folha de ouro 22k).
Leonardo Lattavo e Pedro Moog (Lattoog) prometem encantar com o projeto Gotinha, uma casa para passarinhos, suspensa e em forma de gota, realizada com madeira maciça, fibra sintética colorida e corda náutica.
Victor Mascarenhas e Luciana Borges (Bolei ) irão propor o prático, reutilizável e sustentável copo id para a campanha de consumo consciente Menos 1 Lixo. Em silicone retrátil, reciclável e durável, é ideal para bebidas quentes ou frias.
A banqueta e escada 7A, da Velt , será outro objeto em mostra: multifuncional, ideal para pequenos espaços, possui corpo em aço carbono com pintura eletrostática e pés em aço inox.
Também deve chamar atenção o curioso abridor de garrafas de cerveja Répiauer, de Gustavo Falcão , feito com materiais reaproveitados – desde os diversos tipos de madeira à cantoneira de metal perfurada oriunda de estantes de ferro.
E ressaltando a proveniência mostra, Renata Pereira (Oficina 021) assina a linha de luminárias, em acrílico cortado e gravado a laser, com motivos inspirados na paisagem do Rio, como o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos.
» Confira as novidades que serão apresentadas:

Studio Zanini, poltrona e puff Serfa | Imagem: Divulgação

Studio Alcantarino, Poltrona Lov | Imagem: Divulgação

Gisela Simas, versão em cortiça da luminária Congonhas.| Imagem: Divulgação

Gustavo Martini, em parceria com Camila Fix, fruteira Carmen| Imagem: Divulgação

Fubba Objetos Inteligentes, banco Boiadeiro | Imagem: Divulgação

Fubbá Objetos Inteligentes, mesa Dumdum. | Imagem: Divulgação

Gustavo Bittencourt, bar Brise-Soleil | Imagem: Divulgação

Oficina Ethos, banqueta Tigres | Imagem: Divulgação

Lattoog, casa para passarinhos Gotinha. | Imagem: Divulgação

Bolei, copo Menos 1 Lixo | Imagem: Divulgação

Velt, banqueta e escada 7A | Imagem: Divulgação

Dulce Ângela Procópio, subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio | Imagem: Divulgação
SAIBA MAIS:
Rio+Design na Be Brasil
Via Maroncelli 14 Milão
Coquetel para convidados: 16/04, das 17 às 20h
Abertura para o público: de 17 a 22/04, das 10 às 20h
Texto por: Paula Acosta – Comunicazione Carioca | Contato: paula.acosta09@gmail.com, info@paula-acosta.com
Leia também:
Veja outros posts publicados pela Comunicazione Carioca sobre eventos brasileiros realizados na Itália.
- Agenda Brasil movimenta Milão, em julho de 2018.
-
Uma vitrine na Itália – o cinema brasileiro na 2° Bari Brasil Film Festival, em outubro de 2017.